Cataratas Day, programação especial com entrada gratuita para moradores de 14 municípios lindeiros, celebra as Cataratas do Iguaçu como uma das 7 Maravilhas Mundiais da Natureza. O evento deste ano abraça os números, com o turismo iguaçuense em alta e na expectativa de retomar os índices pré-pandemia no Parque Nacional, que é a principal referência mensurável do movimento de visitantes aos atrativos da cidade.
Leia também:
De graça nas Cataratas: saiba a programação do Cataratas Day 2025
O título às quedas-d’água mais bonitas do mundo, conquistado há 14 anos, em 2011, resultou de uma bem-sucedida campanha de marketing. A ação projetou o destino em nível internacional, reafirmou o orgulho da comunidade e criou uma data anual de promoção e celebração. Esse resultado foi possível graças à atuação integrada, de fato, entre entidades e segmentos. Vale lembrar que o processo de eleição começou em 2007, com 440 indicações de 220 países.
O Cataratas Day 2025 ocorre com o atrativo tendo recebido, no acumulado dos três primeiros trimestres, 1.479.143 visitantes — movimento 10% maior que no mesmo período de 2024. Outubro registrou alcance histórico para o mês: a unidade de conservação recebeu 181.065 turistas — 8,4% a mais que em 2024 e acima do mesmo mês em 2019, que detinha o recorde, revelou o canal de turismo do H2FOZ.
Se o ritmo mantiver-se em novembro e dezembro, 2025 poderá repetir o desempenho de 2019, quando mais de dois milhões de pessoas admiraram o atrativo, fluxo que foi interrompido pela emergência mundial em saúde pública, em seguida. Independentemente dos números finais do Parque Nacional do Iguaçu, o turismo de Foz do Iguaçu tem muito a comemorar.
Os atrativos públicos Itaipu Binacional e Marco das Três Fronteiras cresceram em outubro 33% e 18%, respectivamente, enquanto o Parque das Aves celebrou o mês de aniversário recebendo 85.461 brasileiros e estrangeiros.
Foz do Iguaçu permanece como a principal porta de entrada de turistas internacionais no Paraná, impulsionada pelos visitantes da Argentina e do Paraguai, que alavancam as chegadas de estrangeiros ao estado.
Encerrado o Cataratas Day, Foz do Iguaçu se prepara para um novo atrativo: o AquaFoz, que promete uma experiência imersiva em uma estrutura de 3,5 milhões de litros de água para abrigar 300 espécies.
A cidade também vive a expectativa pela conclusão da Ponte Internacional da Integração, das duas novas aduanas e da Perimetral Leste, obras que devem dar mais dinamismo à mobilidade na região trinacional. Se há desafios para o turismo, um amplo leque de fortalezas e oportunidades já é realidade.

