Vacina, já. Sem filas e com organização

Em busca de proteção contra a covid-19, idosos iguaçuenses foram submetidos a enorme desrespeito.

A vacinação de pessoas entre 75 e 77 anos, que havia começado na tarde de quinta-feira, foi interrompida em Foz do Iguaçu já na manhã dessa sexta-feira.

Acabou o imunizante contra o novo coronavírus, que é fornecido pela Secretaria de Saúde do Paraná, por meio do Plano Nacional de Imunização.

O que se viu nesse pouco tempo de vacinação foi um enorme desrespeito aos idosos.

Pessoas com mais de 75 anos, muitas delas com locomoção reduzida e problemas de saúde, tiveram de enfrentar longas filas dentro de carros em busca das doses para a proteção contra a covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde admitiu que cerca de cinco mil veículos, isto mesmo, cinco mil veículos, passaram pela fila da vacinação.

Mas o imunizante acabou antes do esperado.

As doses terminaram antes do esperado porque, segundo a prefeitura, o público de idosos dessa faixa etária é maior do que o estimado pelo IBGE, indicador usado como base para a gestão municipal aplicar as vacinas.

A estimativa de idosos entre 75 e 77 anos adotada pela prefeitura é de 2.192 pessoas. O número de doses recebidas para esse público foi de 1.200.

Qualquer que seja a quantidade de doses e o número de pessoas a serem vacinadas, é possível organizar um processo escalonado.

Convocar idosos para vacinar e não garantir as doses a todos eles, além de todo o transtorno para essas pessoas, pode gerar frustração, fazendo diminuir o interesse pela vacina quando novas doses forem disponibilizadas.

As cenas das filas da vacinação para idosos não podem ser naturalizadas e muito menos se repetirem.

É obrigação do poder público organizar o sistema de vacinação, porque vacina é direito, e os idosos, como todos os demais iguaçuenses, merecem ser tratados com respeito.

Vacina, já. Vacinação sem filas e com organização!

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.