Alunos de engenharia mecânica da Unioeste e da Unila foram campeões da Shell Eco-marathon Brasil 2025, uma das mais importantes competições estudantis de mobilidade sustentável.
Leia também: Oportunidade única: pós-graduação gratuita na Unioeste Foz
A equipe, chamada Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE), venceu na categoria Conceito Urbano, com um veículo que utiliza células de combustível de hidrogênio, atualmente o único da América Latina.
Com o resultado, os alunos se classificaram para participar da etapa mundial da competição, em 2026, nos Estados Unidos. No grupo, a equipe responsável pela parte do uso do hidrogênio é totalmente composta por mulheres.
Carros passam por inspeção minuciosa
Antes de entrarem na pista, os carros são submetidos a dez tipos de inspeção técnica rigorosa. São avaliados 164 critérios de segurança e conformidade com o regulamento, como estrutura à prova de fogo, proteção contra vazamentos, sistema de freios, entre outros.
Após ser aprovada nessa fase, a equipe completou o circuito e levou o primeiro lugar com uma marca inédita: uma eficiência de 60,9 quilômetros por metro cúbico de hidrogênio.
A vitória consagrou a equipe paranaense como a primeira campeã da América Latina da modalidade.

A estudante Giulia Demarchi, do terceiro ano do Curso de Engenharia Mecânica da Unioeste, destaca a importância do projeto.
“O aprendizado mais valioso é a resiliência, pois lidamos constantemente com novos desafios, demandas e prazos, e trabalhamos em equipe, o que nos permite evoluir em diferentes aspectos como profissionais e acadêmicos mais completos”, afirma ela, capitã da equipe de hidrogênio.
O aluno Augusto Tomasi, do primeiro ano da graduação em Engenharia Mecânica da Unioeste, diz que a experiência prática no desenvolvimento do protótipo transforma os conceitos teóricos. “Para realizar as atividades, precisamos validar constantemente a viabilidade com cálculos e conhecimentos adquiridos na graduação, o que aprimora nossa compreensão dos fundamentos e nos dá uma interpretação além do que é ensinado na universidade.”
Projeto de extensão da Unioeste
Formado em 2009 por alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica da Unioeste e Unila, o GCEE é um projeto de extensão da Universidade do Oeste do Paraná.
O Itaipu Parquetec fornece o hidrogênio que produz e presta a assessoria técnica à equipe. A produção do hidrogênio verde não envolve emissão de gases poluentes, ou seja, é uma opção 100% sustentável realizada a partir da eletrólise da água por meio de fontes renováveis.
(Com informações da assessoria de imprensa)


