A professora Janete Batista foi eleita para presidir a APP-Sindicato/Foz na gestão 2025–2029, com mais de 91% dos votos válidos. No pleito, a categoria discutiu prioridades e desafios para os próximos anos. A nova gestão centrará suas ações na valorização do ensino público, na defesa dos direitos de professores, funcionários e aposentados, além de lutar por melhores condições de trabalho.
O Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu, que representa nove municípios da microrregião Oeste, teve chapa única no processo eleitoral. A posse da diretoria ocorrerá em um jantar dançante alusivo ao Dia do Servidor, exclusivo para educadores, no dia 25 de outubro, às 19h30, no Sindicato dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade de Foz do Iguaçu.
Janete, que já presidiu o núcleo em 2021, dividindo o mandato com o professor Ari Luis Jarczewski, destacou o caráter coletivo da vitória.
“Em nome de toda a diretoria, agradeço a confiança dos professores e funcionários e reafirmo nosso compromisso de seguirmos unidos à base. Nossa força está na coletividade e na organização”, afirmou.
Ela também destacou o cenário de desafios enfrentado pela categoria. “Vivemos dias difíceis, sob um governo que não dialoga e trata a educação como mercadoria. Seguiremos resistindo à terceirização, privatização e militarização que ameaçam o sistema público de ensino”, disse.
Entre as pautas prioritárias estão a recomposição salarial, realização de concursos públicos e melhores condições de trabalho. “O governo mantém o calote sobre o piso nacional, que é lei. Queremos a efetivação desse direito para professores e funcionários. Os terceirizados e celetistas também sofrem os piores ataques”, ressaltou Janete.
Trajetória
Graduada em Geografia pela Unioeste, Janete atua na educação básica desde 1998 e atualmente leciona no Colégio Estadual Dr. Arnaldo Busatto, em Foz do Iguaçu. Também foi agente educacional II e professora em colégios de Foz e Curitiba. É especialista em Interdisciplinaridade e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e participou do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) entre 2016 e 2017. Sindicalizada à APP desde 1998, tem atuação reconhecida na defesa da valorização dos profissionais da educação.
A nova diretoria é formada por representantes de professores, funcionários e aposentados:
- Janete Batista (Presidência)
- Karina Mendes (Secretaria-Geral)
- Janete Rauber (Finanças)
- Eulália Gromoski (Administração e Patrimônio)
- Alex Benitez (Organização)
- Rita Elvira Nunes (Aposentados)
- Adelir Luiz Trentin (Assuntos Municipais)
- Ademar Schmitz (Secretaria Executiva de Assuntos Municipais)
- Patrícia Griz (Educacional), Albina Martinez (Secretaria Executiva Educacional)
- Érika Conceição (Formação Política Sindical e Cultura)
- Fabiane Rhashymann (Secretaria Executiva de Formação Política Sindical e Cultura)
- Mauro Bandeira (Comunicação)
- Israel Vogel (Secretaria Executiva de Comunicação)
- Cláudio Miranda (Sindicalização)
- Janice Jacobus (Assuntos Jurídicos)
- Rafael Matos (Política Sindical)
- Otalio Renato Severo (Políticas Sociais e Direitos Humanos)
- Adriana Aparecida Sotello (Funcionários)
- Ilda Aparecida de Souza (Mulher Trabalhadora e Direitos LGBTI+)Maria Sandra Cardoso (Secretaria Executiva da Mulher Trabalhadora e Direitos LGBTI+)
- Maria Delci da Rosa (Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo)
- Volmir Moraes (Saúde e Previdência)
- Fabiane Sanguine (Secretaria Executiva de Saúde e Previdência)
Compromissos da nova gestão
Entre as principais propostas estão:
Pagamento integral do Piso Nacional do Magistério e data-base a toda a categoria;
Equiparação salarial, retorno dos 33% de hora-atividade e valorização dos agentes educacionais I e II;
Criação do Piso dos Funcionários e garantia de direitos a PSSs, terceirizados e celetistas;
Concursos públicos permanentes e fim do desconto previdenciário para aposentados;
Novo modelo de atendimento à saúde, com agilidade e respeito;
Enfrentamento à privatização, militarização e assédio nas escolas;
Defesa da formação continuada e efetivação do Plano Estadual de Educação.
Eleição estadual
No pleito estadual, a professora Walkiria Mazeto foi reeleita presidente da APP-Sindicato com 84% dos votos válidos. A chapa 1 recebeu 27.891 votos, número superior ao da eleição anterior. “Essa votação expressiva mostra o reconhecimento ao trabalho realizado em todo o Paraná, ouvindo e mobilizando professores e funcionários da educação pública”, afirmou Walkiria.