A APP-Sindicato/Foz celebrou o Dia do Servidor da Educação com ato político e posse da nova diretoria regional, no último dia 25. A gestão foi eleita com voto direto da categoria e tomou posse diante de professores, funcionários, lideranças sindicais e convidados.
O evento reuniu militância e celebração. Além das falas de resistência e valorização da escola pública, o encontro teve jantar e baile, em um momento de confraternização e fortalecimento coletivo.
O ex-presidente Ari Jarczewski encerrou o mandato com agradecimentos e um balanço das lutas recentes. “Foram tempos difíceis, mas também de conquistas”, resumiu. “Deixo a presidência, mas sigo mobilizado e contribuindo com a nova diretoria, que teve meu apoio desde a sua formação”, destacou.
Escola pública
A nova presidente, Janete Batista, reforçou o compromisso da direção com a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. “O sindicato não é apenas sua direção, somos todos nós, trabalhadores que partilhamos as mesmas dores e o mesmo compromisso com a escola pública”, afirmou.

Janete agradeceu a confiança da categoria e reafirmou a disposição para enfrentar os retrocessos. “Reafirmamos o compromisso com os direitos dos educadores e com a defesa da escola pública contra o desmonte promovido por Ratinho Junior e sua política neoliberal, empresarial e privatista, que ameaça um sistema público construído historicamente a muitas mãos”, concluiu.
Nova diretoria representa diversidade da categoria
A diretoria eleita reúne representantes de diferentes segmentos da educação pública, refletindo a diversidade da base sindical. Integram a gestão: Janete Batista (presidência), Karina Mendes (secretaria-geral), Janete Rauber (finanças), Eulália Gromoski (administração e patrimônio), Alex Benitez (organização), Rita Elvira Nunes (aposentados), Adelir Luiz Trentin (assuntos municipais), Patrícia Griz (educacional), Érika Conceição (formação política e cultura), Mauro Bandeira (comunicação), Janice Jacobus (jurídico), Otalio Renato Severo (políticas sociais e direitos humanos), Adriana Aparecida Sotello (funcionários), Ilda Aparecida de Souza (mulher trabalhadora e direitos LGBTI+) e Maria Delci da Rosa (igualdade racial e combate ao racismo), entre outros.
APP: 78 anos
Fundada em 1947, a APP-Sindicato é o maior sindicato de trabalhadores da educação do Paraná e o quinto maior do país, com mais de 200 núcleos municipais. A estrutura descentralizada garante autonomia e participação da base. Em 2025, a entidade completa 78 anos de lutas e conquistas em defesa da categoria e da escola pública.
(Com informações da assessoria)




