Utilizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) há mais de uma década, o Campus Jardim Universitário agora pertence, definitivamente, à instituição.
Leia também:
Unila entra em nova fase com retomada das obras de campus e investimento de R$ 813 milhões
A cerimônia de entrega do imóvel ocorreu na última sexta-feira (19), em ato que contou com a participação da comunidade da Unila, bem como de lideranças e autoridades.
Construído para abrigar a antiga Faculdade União das Américas (UniAmérica), o campus fica na Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, Região Norte de Foz do Iguaçu.
Após mais de dez anos de aluguel pela Unila, o governo federal fez a desapropriação da área, indenizando os antigos proprietários. Em seu discurso durante o ato, Diana Araujo Pereira, reitora da universidade, celebrou a conquista.
“Vocês não imaginam a alegria, a felicidade depois de tudo, depois de dois anos e meio de um trabalho muito intenso, chegar a esse resultado. Poder fazer essa entrega para a nossa comunidade é um motivo de orgulho e de alegria muito grande”, afirmou.
Além disso, a reitora agradeceu ao presidente Lula, ao ministro da Educação, Camilo Santana, e ao diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri. O valor da transação chegou a R$ 65 milhões, com base na avaliação de uma empresa especializada.
Assim, o patrimônio da Unila passa a ter três sedes para a realização de suas atividades: Jardim Universitário, Campus Integração e Campus Arandu.
O Campus Integração fica na Avenida Tancredo Neves, na região do Porto Belo. Já o Campus Arandu, projetado por Oscar Niemeyer, terá capacidade para até dez mil alunos e será entregue por etapas, a partir do próximo ano.
(Com informações da Unila)

