Neste sábado, dia 26, às 13h45, será realizada a aula inaugural do Cursinho Popular Confluências Fronteira, no Teatro Barracão, na Praça da Bíblia. As aulas, gratuitas, são voltadas para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.
O curso conta com aulas regulares de disciplinas como Geografia, Matemática, História e Química, além de atividades formativas como rodas de conversa, palestras, debates, exibição de filmes e vivências culturais.
O curso será realizado aos sábados, pela manhã e à tarde. Para garantir a permanência dos estudantes durante os turnos, serão oferecidos café da manhã e almoço.
As inscrições podem ser feitas pelo link: https://encurtador.com.br/66noy.
Educação Popular com professores voluntários
A iniciativa faz parte do Movimento Internacional Confluências de Educação Popular por meio do qual são oferecidos cursinhos pré-universitários e outras ações educacionais em diferentes regiões do Brasil.
O movimento também atende países africanos de língua portuguesa, como Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Em Foz do Iguaçu, o curso é coordenado pelo professor Sérgio Teixeira, docente de Geografia da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e integrante da coordenação internacional do Confluências.
Ele diz que o objeto do projeto é ampliar o acesso ao ensino superior, oferecendo aulas de reforço voltadas ao ENEM para estudantes de regiões periféricas.
Outro propósito, diz o professor, é promover espaços de diálogo com a realidade social e os movimentos populares. “O objetivo do projeto é que pessoas excluídas do sistema de ensino superior possam entrar nas instituições de ensino da nossa cidade, como a UNILA, a UNIOESTE e o Instituto Federal”, afirma.
As aulas serão ministradas por professores voluntários e estudantes universitários. Entre os docentes está Daiane Soares de Lima, professora de História na rede estadual e doutoranda em Ciência Política e Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPG-ICAL), da UNILA.
Ex-aluna de um cursinho popular, Daiane agora retorna como professora voluntária. “Teve um impacto positivo na minha vida, pois, além de me preparar para o ENEM, me aproximou da realidade universitária”, destaca.
Contatos:
Confluências Foz: (45) 99816-5637
@confluenciasfoz
