Professora Diana Araujo Pereira é nomeada reitora da Unila

Publicação no Diário Oficial da União (DOU) tem as assinaturas do presidente Lula e do ministro da Educação, Camilo Santana.

Apoie! Siga-nos no Google News

Já está publicada, na edição desta quarta-feira (14) do Diário Oficial da União (DOU), a nomeação da professora Diana Araujo Pereira como reitora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), com sede em Foz do Iguaçu. O documento leva a assinatura do presidente Lula e do ministro da Educação, Camilo Santana.

Leia também:
Unila quer relação solidária com cidades da tríplice fronteira, diz futura reitora

Retomada das obras da Unila é tema de grupo criado por Itaipu

Pereira foi a vencedora da consulta pública promovida, em maio, com os estudantes, professores e técnicos da instituição. A Chapa 2, que candidatava a professora como reitora e Rodne de Oliveira Lima como vice-reitor, recebeu 54,98% dos votos totais e 52,16% na votação não paritária, que atribui diferentes pesos para cada categoria.

A data da cerimônia de posse será oficializada nos próximos dias. Em entrevista a Zé Beto Maciel, especial para o H2FOZ, a nova reitora, que é mestre e doutora em Literaturas Hispânicas, defendeu a maior inserção da universidade nas cidades da região trinacional de fronteira.

“Eu acho que essa participação da Unila na chamada comunidade externa precisa ser muito mais abrangente. Não apenas com projetos de extensão que temos, mas com uma agenda de extensão mais concreta, permanente, em determinados setores da universidade e da cidade. Assim como uma agenda de pesquisa que também dialogue com as necessidades e demandas locais”, afirmou Pereira.

“É sempre pensar que estamos em uma fronteira trinacional, e isso é determinante para a atuação da Unila no território. A gente pode estar presente não só em Foz do Iguaçu, mas trabalhar de forma cooperativa nessa internacionalização solidária com as cidades vizinhas da Argentina e Paraguai”, complementou.

Sobre a retomada das obras do Campus Niemeyer, que está em análise no Ministério da Educação, Pereira avaliou que “já existe uma posição formada no sentido de terminar a parte do projeto Niemeyer que já está construída […] A intenção seria a retomada desta parte fazendo as adequações necessárias para que o projeto mantenha um custeio e de ser mantido, ou seja, que a gente tenha uma obra que não exija um custo muito alto. Isso tudo terá que ser negociado, mas, como se trata de uma obra pública, impensável que essa obra permaneça inacabada, ela precisa ser terminada”.

Cópia da nomeação no Diário Oficial da União (DOU)
Cópia da nomeação no Diário Oficial da União (DOU)

Perfil

Diana Araujo Pereira é professora da Unila desde 2010, sendo uma das primeiras docentes da instituição. É graduada em Português-Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também fez mestrado e doutorado em Língua e Literaturas Hispânicas e realizou estudos de pós-doutorado até 2010.

Ao ingressar como docente na Unila, colaborou para a criação dos primeiros cursos de graduação da instituição. É professora do curso de Mediação Cultural – Artes e Letras e do mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos, atualmente sob sua coordenação.

Também já atuou na coordenação do Centro Interdisciplinar de Letras e Artes, e do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH). Na área administrativa, esteve à frente da Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (PROINT) e do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA). Diana desenvolve pesquisa nas seguintes linhas: Mediação cultural, poesia latino-americana, fronteiras e interculturalidade.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.