Prazo de inscrição termina em 11 de junho - Foto: Agência Brasil

Diploma médico: inscrição no Revalida 2021 começa nesta segunda

Exame é para brasileiros ou estrangeiros formados em Medicina no exterior.

Interessados em inscrever-se na primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) de 2021 devem ficar atentos às datas. O prazo começa às 18h desta segunda-feira, 31, e vai até 11 de junho.

Acesse a íntegra do edital

O procedimento deve ser feito por meio do Sistema Revalida. As provas estão previstas para o dia 5 de setembro. Os testes do Revalida 2021 serão aplicados em Curitiba (PR) e mais sete capitais brasileiras. Na inscrição, o candidato indica a cidade de sua preferência.

Criado em 2011, o Revalida visa à revalidação, no Brasil, da graduação em Medicina obtida no exterior. É aplicado a brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil. O diploma deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação ou pelo órgão equivalente do país de origem.

O objetivo é verificar o nível de conhecimentos, habilidades e competências requeridas para o exercício profissional de médico por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)

O Revalida 2021 será em duas etapas, uma teórica e outra prática. Segundo a Agência do Brasil (ABr), a avaliação abordará as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

Aprovados na primeira fase, que é constituída de prova escrita objetiva e discursiva, vão para a segunda etapa, que prevê uma prova de habilidades clínicas. “Se o candidato for reprovado na segunda etapa, poderá se reinscrever diretamente nessa fase, nas duas edições consecutivas”, informou a ABr.

Quem for aprovado na segunda fase do Revalida prosseguirá o processo de revalidação do diploma junto a universidades parceiras. A relação dessas instituições será publicada no Sistema Revalida. O candidato aprovado indica a universidade em que deseja dar continuidade à revalidação do diploma.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1290 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ