Rádio Clube
H2FOZ
Início » Educação » Escritório da ONU publica edital para fiscalização das obras da Unila

Educação

Escritório da ONU publica edital para fiscalização das obras da Unila

Objetivo é contratar empresa que acompanhará a retomada do Campus Arandu, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

3 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Escritório da ONU publica edital para fiscalização das obras da Unila
Construção do campus próprio da Unila foi paralisada em 2014, com cerca de 40% de execução. Foto: Fernanda Yumi/UNOPS
Google News iconSiga-nos no Google News

O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) publicou, no dia 20, edital de licitação para contratar serviços em Foz do Iguaçu. O processo está vinculado às obras do campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Leia também:
Receita Federal firma acordo com a Unila para ações na fronteira

Publicidade

O objetivo, segundo o UNOPS, é selecionar a empresa que fará a fiscalização da retomada da construção do Campus Arandu da Unila. O projeto, de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, tem cerca de 40% de execução.

As empresas interessadas em participar devem fazer cadastro no Portal de Compras das Nações Unidas (UNGM) e apresentar ofertas pelo sistema eSourcing até o dia 27 de janeiro de 2025.

A sessão de esclarecimentos sobre o edital está prevista para 9 de janeiro, às 15h. O tira-dúvidas será conduzido pela equipe do UNOPS, que assumiu o trabalho de gerenciar o retorno das obras da Unila, interrompidas em 2014.

De acordo com o escritório, as empresas também poderão solicitar, por meio do Portal UNGM, a participação em uma visita técnica. Tal visita, programada para 9 de janeiro, às 10h, em Foz do Iguaçu, não é obrigatória.

Conforme Rafael Esposel, gerente de Projetos do UNOPS, a companhia que vencer o processo será fundamental para o êxito da finalização do campus da Unila.

“A empresa responsável pela fiscalização da obra desempenha um papel crucial, pois assegura padrões de qualidade das normas técnicas e garante que a obra seja executada exatamente conforme os desenhos e especificações”, detalhou.

Sede própria da Unila

Seis edificações fazem parte do projeto original da sede própria da Unila. No entanto, a Fase 1 do edital de licitação contemplará apenas a finalização dos prédios já iniciados e que tiveram suas obras interrompidas em 2014.

“Esta etapa inclui o restaurante universitário, o edifício administrativo, o bloco de salas de aula, a central de utilidades, as marquises e passarela e as vias de acesso ao novo campus”, esclarece o UNOPS.

De acordo com o escritório, a previsão é de que as obras na Unila recomecem nos primeiros meses de 2025. As entregas das edificações, por sua vez, acontecerão de forma escalonada, entre 2026 e 2028.

A diretoria brasileira de Itaipu fará o aporte dos recursos para a finalização do projeto de Oscar Niemeyer. A binacional também contribuiu com a doação do terreno, localizado na Região Norte de Foz do Iguaçu.

(Com informações do UNOPS)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.