As inscrições para o Programa Ganhando o Mundo da Ciência, para intercâmbio de pesquisa gratuito na Universidade de Alberta, no Canadá, foram abertas neste sábado, 23, e seguem até 9 de setembro.
Estão sendo ofertadas dez vagas para estudantes de graduação. A iniciativa é resultado do acordo de cooperação assinado entre a Fundação Araucária, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Universidade de Alberta.
O objetivo do Ganhando o Mundo da Ciência é proporcionar aos alunos de graduação, que estão ou estiveram em estágio de iniciação científica no estado do Paraná, a oportunidade de realizar mobilidade internacional.
A experiência dura até três meses, a depender das áreas prioritárias para a consolidação da cooperação internacional.
A mobilidade está prevista para 6 de janeiro a 31 de março de 2026.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail intern@ualberta.ca.
O programa visa a promover o fortalecimento da produção científica e tecnológica e da inovação em rede por meio da concessão de apoio financeiro para a realização de mobilidade internacional em projetos que demonstrem aderência ao Paraná 2040 — Rotas Estratégicas de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I).
Intercâmbio tem fluxo contínuo
A assessora de Projetos Estratégicos Internacionais da Fundação Araucária, Eliane Segati Rios, explica que o programa é de fluxo contínuo, conforme as parcerias vão sendo realizadas com os países e universidades.
Ela reforça que, para esse edital, todo o processo de seleção é feito pela Universidade de Alberta.
O resultado está previsto para ser divulgado até 24 de setembro, por meio da carta de aceite enviada pela Universidade de Alberta.
Os critérios e a documentação exigida pela Universidade de Alberta podem ser consultados AQUI. O processo de candidatura e o cronograma estão disponíveis NESTE SITE.
Todas as despesas dos estudantes e professores selecionados são custeadas pelo Governo do Estado, incluindo a passagem aérea, visto (se necessário), seguro médico, auxílio-moradia e acomodação.
Os alunos também recebem uma ajuda de custo mensal no período de duração da experiência internacional.
Entre os critérios de participação estão:
- ser aluno de graduação, matriculado integralmente em uma universidade do Paraná credenciada e elegível, com o mínimo de um semestre restante no seu curso quando do retorno ao Brasil;
- ter completado pelo menos dois anos do curso de graduação ou estar no terceiro ou quarto ano da graduação;
- ter no mínimo 18 anos;
- ter uma média mínima de 80/100 no índice de desempenho acadêmico, ou equivalente, para candidatar-se ao programa;
- idioma: teste de Inglês TOEFL 70 iBT ou 5.5 IELTS como pontuação mínima.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)


