Rádio Clube
H2FOZ
Início » Educação » Estudantes de Foz do Iguaçu participam de maratona de programação

Educação

Estudantes de Foz do Iguaçu participam de maratona de programação

Iniciativa organizada pelo Itaipu Parquetec faz parte do programa Empreendendo Futuro; projetos de destaque foram premiados.

2 min de leitura
Estudantes de Foz do Iguaçu participam de maratona de programação
Hackaton envolveu 44 equipes, com cinco alunos cada. Foto: Kiko Sierich/Itaipu Parquetec

Estudantes de 11 colégios estaduais de Foz do Iguaçu participaram, nos dias 17 e 18 de outubro, de um hackaton (maratona de programação) organizado pelo Itaipu Parquetec, no âmbito do programa Empreendendo Futuro.

Leia também:
Ecomuseu anuncia novas exposições a partir desta quarta-feira (23)

Publicidade

A atividade, que aconteceu no Cineteatro dos Barrageiros, reuniu 44 equipes, compostas por cinco alunos cada uma, para o desenvolvimento de soluções com o tema “Saúde e bem-estar, a natureza como foco”.

As problemáticas foram desperdício de água e doenças transmitidas pela água (problema 1), resíduos sólidos e saúde urbana (problema 2) e urbanização e qualidade de vida (problema 3).

Ao final de cada dia, as três equipes que apresentaram os melhores projetos foram reconhecidas com uma premiação que incluiu mochilas, smartwatches, fones de ouvido e caixas de som portáteis.

O programa Empreendendo Futuro atende 1,2 mil alunos em 36 turmas dos colégios Dom Pedro II, Agrícola Manoel Moreira Pena, Sol de Maio, Costa e Silva, Flávio Warken, Gustavo Dobrandino da Silva, Jorge Schimmelpfeng, Pioneiros, Paulo Freire, Barão do Rio Branco e Monsenhor Guilherme.

Durante o programa, são aplicadas oficinas que possuem como base metodologias ativas e “gamificações”, para promover mais engajamento dos estudantes atendidos e integrar educação, tecnologia e setor produtivo.

Segundo Eduardo de Miranda, diretor de Negócios e Empreendedorismo do Itaipu Parquetec, a missão do Empreendendo Futuro é proporcionar uma educação que vá além da sala de aula, preparando os alunos para desafios reais.

“É uma parceria com a sociedade para disseminar esse conhecimento e despertar nos jovens essa cultura empreendedora de tecnologia, de inovação e de criatividade”, destacou Miranda, citado pela assessoria do Itaipu Parquetec.

Projetos premiados:

Dia 17/10:
1.º lugar: “Os Sentinelas”, Colégio Costa e Silva (mochila e smartwatch);
2.º lugar: “Barrageiros do América”, Colégio Costa e Silva (mochila e fone de ouvido);
3.º lugar: “Guerreiros”, Colégio Flávio Warken (mochila e caixa de som portátil).

Dia 18/10:
1.º lugar: “Aself”, Colégio Pioneiros (mochila e smartwatch);
2.º lugar: “Setfire”, Colégio Monsenhor Guilherme (mochila e fone de ouvido);
3.º lugar: “Hackatec”, Colégio Agrícola (mochila e caixa de som portátil).

(Com informações do Itaipu Parquetec)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.