Exame nacional para residência das áreas médicas abre inscrição

Na região, exame será aplicado em Cascavel, no mês de dezembro - Foto: FabioPozzebom/ABr

O Enare oferece 3,2 mil vagas de residência das áreas médica, multi e uniprofissional, em 81 instituições.

O Exame Nacional de Residência (Enare) abriu inscrições, nesta quarta-feira, 20, para mais de 3,2 mil vagas de residência das áreas médica, multi e uniprofissional, ofertadas em 81 instituições por todo o país. O prazo vai até 8 de novembro.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

O edital está disponível no site do Enare, e as inscrições podem ser feitas no mesmo endereço (clique aqui). Nesta edição, as provas serão realizadas em todas as capitais brasileiras e em outras 23 cidades localizadas estrategicamente no país. Na Região Oeste, Cascavel (PR) sediará o exame.

O Enare é uma avaliação realizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que é vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Seu objetivo é oferecer mais oportunidades de vagas de residência nos estabelecimentos de saúde do país.

No ano passado, foram selecionados residentes em 41 especialidades para atuar em hospitais. São médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, odontólogos, nutricionistas, entre outros.

A classificação é semelhante à do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para selecionar estudantes da graduação em universidade federais. Depois das provas, o candidato terá a nota alcançada na especialidade escolhida e poderá utilizá-la para indicar onde pretende atuar.

“O sistema fica aberto por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência”, informou a Ebserh. As melhores notas determinam quem ocupará as vagas. Em seguida, o sistema é aberto novamente para preencher as vagas ociosas e para o cadastro de reserva.

A Ebserh administra 40 hospitais universitários federais, que atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Essas unidades apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Calendário do Enare 2021:

  • Abertura do período de inscrições dos candidatos: 20 de outubro
  • Encerramento das inscrições dos candidatos: 8 de novembro
  • Realização do processo seletivo: 12 de dezembro
  • Divulgação do resultado final da banca examinadora: 24 de janeiro de 2022
  • Início do período de matrícula: 1º de fevereiro
Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.