Fies: estudantes já podem concorrer a financiamento para cursos em faculdades privadas

Inscrições vão até a próxima sexta-feira. São ofertadas 93 mil vagas para graduações em instituições particulares de ensino superior.

Estão abertas, até a próxima sexta-feira, 29, as inscrições para 93 mil vagas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies 2021). O resultado da seleção está previsto para ser divulgado em 2 de fevereiro.

O Fies é destinado a estudante que realizou ENEM a partir da edição de 2010. O candidato precisa ter obtido média nas provas igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado na redação.

Para pleitear os recursos do fundo, é necessário comprovar renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa. As inscrições ocorrem no portal do Fies, em portalfies.mec.gov.br.

O Fies foi implantado em 2001, a fim de financiar estudantes em cursos superiores não gratuitos. O programa visa a “facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas”, informou a Agência Brasil.

São duas modalidades do programa:

Fies: operado pelo governo federal, sem incidência de juros, é voltado a estudantes com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa; o valor do financiamento varia conforme a renda da família, sendo que os encargos são cobrados pelas instituições de ensino.

Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies): utiliza recursos de fundos e dos bancos privados, com cobrança de juros.

Candidato aprovado em chamada única do Fies terá o período de 3 a 5 de fevereiro para complementar a inscrição. Os demais serão automaticamente encaminhados para lista de espera, com convocação entre 3 de fevereiro e 18 de março deste ano.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.