Fundo oferece crédito para cursos de graduação na rede particular de ensino superior - Foto: Marcello Casal/ABr

Fies: prazo para estudante renovar contrato é prorrogado

Medida é devido à pandemia; processo de renovação deve ser realizado no sistema SisFies.

O prazo para renovação semestral dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi prorrogado até 30 de setembro, conforme publicação no Diário Oficial desta terça-feira, 20. A extensão foi determinada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A decisão é válida para contratos simplificados e não simplificados do primeiro semestre de 2021. O período vem sendo estendido para garantir que todos os estudantes possam realizar os aditamentos neste período de pandemia da covid-19, noticiou a Agência Brasil (ABr).

A renovação deve ser realizada no sistema SisFies. Os contratos do financiamento estudantil são renovados a cada semestre, sendo o pedido feito inicialmente na instituição em que o universitário está matriculado, para posterior validação no sistema na internet.

“A prorrogação feita pelo FNDE vale para contratos assinados até dezembro de 2017”, informou a ABr. “Os contratos do Novo Fies, firmados a partir de 2018, têm cronograma definido pela Caixa”, completou a agência pública.

Os estudantes devem observar as duas situações:

Aditamento não simplificado: é necessário apresentar a documentação comprobatória ao banco para finalizar a renovação; ocorre quando há alteração nas cláusulas do contrato, a exemplo da mudança de fiador.

Aditamentos simplificados: renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

O Fies foi criado pelo governo federal em 1999. Seu objetivo é oferecer acesso a crédito para financiamento de cursos de graduação na rede particular de ensino superior de todo o país.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1169 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ