A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) concederá título de Doutor Honoris Causa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Leia também:
Honoris Causa a Aluizio Palmar: memória é defesa contra o autoritarismo
A proposta foi aprovada por unanimidade durante a 100.ª Sessão do Conselho Universitário da instituição, que tem sede em Foz do Iguaçu.
A criação da Unila ocorreu em 2010, durante o segundo mandato presidencial de Lula. Em 2023, ao assumir a presidência pela terceira vez, Lula determinou a continuidade das obras do campus projetado por Oscar Niemeyer, interrompidas desde 2014.

No discurso inaugural da Unila, o presidente considerou a universidade “um novo marco histórico na vida dessa fronteira, que vem redimir a sombra de um passado incompatível com as aspirações seculares dos nossos povos”.
No Brasil e no exterior, Lula já recebeu quase 40 títulos de Doutor Honoris Causa, reconhecendo a importância de sua contribuição para a educação superior. A mais recente homenagem ocorreu na França, na Universidade Paris 8.
Durante a sessão do Conselho Universitário, os relatores do pedido classificaram o momento, que coincide com os 15 anos da Unila, como um “resgate histórico de uma trajetória notável”.
“Lula certamente se orgulha desses 15 anos de Unila, tanto por sua proposta inclusiva, mas também por seu caráter latino-americano e inovador”, avaliaram.
O título de Doutor Honoris Causa figura como a mais alta honraria concedida por universidades. Reconhece, por exemplo, a contribuição da pessoa homenageada para o progresso da ciência, das letras, da arte e da cultura.
Lula em Foz do Iguaçu
A data da entrega do título a Lula ainda não está definida, pois depende da agenda presidencial. Para dezembro, contudo, existe a expectativa de que o presidente visite a cidade para um encontro com seu colega do Paraguai, Santiago Peña.
(Com informações da Unila)

