Em dez anos, o número de aprovados, que são moradores de Foz, aumentou em 15,7%. Foto: Marcos Labanca

Pratas da casa: 4 em cada 5 calouros da Unioeste/Foz são da própria cidade

Em dez anos, aumento da participação dos moradores de Foz entre os aprovados no vestibular foi de 15,7%; em alguns cursos, número quase dobrou.

Houve um tempo em que os resultados dos vestibulares da Unioeste/Foz eram marcados pela aprovação de muitos estudantes de outras cidades ou estados brasileiros. Com o tempo e a chegada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), essa realidade aumentou, com a presença cada vez maior de calouros da própria cidade, os chamados pratas da casa.

A constatação faz parte de um levantamento realizado pelo Portal H2Foz que levou em consideração os resultados dos últimos dez concursos vestibulares, promovidos pela universidade entre 2011 e 2021. Ao longo do período, houve oscilação, mas nunca a presença de moradores locais entre os ingressos foi tão grande.

Em dez anos, a participação dos “locais” aumentou em 15,7%, alcançando 81% dos novos acadêmicos da instituição. Ou seja, quatro a cada cinco calouros aprovados no último vestibular – que teve as provas realizadas em julho e o resultado divulgado em agosto – são de Foz do Iguaçu. Apenas no ano passado, pico da pandemia, esse número foi maior: 95%.

O diretor-geral do Campus Foz do Iguaçu da Unioeste, Fernando José Martins, explica um dos motivos: “A partir do ano de 2014, a Unioeste fez adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que admite os estudantes de acordo com a colocação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), assim o formato de ingresso tem uma característica mais regionalizada, dando-se por meio do vestibular, e o ingresso dos estudantes de ‘fora’ dando-se mais intensamente via SISU”.

Turismo: 100% dos calouros são de Foz

No último vestibular, os moradores de Foz atingiram 100% dos aprovados no curso de Turismo, única unanimidade. A qualificação desses novos profissionais pode ser uma contribuição importante para a retomada do setor. Segundo a coordenadora do curso, Aurelinda Barreto Lopes, o resultado mostrou que “muitos perceberam a real importância do turismo para a cidade, e principalmente pelo retorno com segurança do turismo, demostrando que têm oportunidade de estagiar e trabalhar nas empresas e atrativos turísticos de Foz e região”.

A coordenadora também ressaltou que os alunos têm uma ampla formação para atuarem em diversas áreas, exercendo uma grande importância para o desenvolvimento do turismo na cidade, seja como funcionário ou empresário.

Confira a lista completa dos cursos:

Promessa de mais engenheiros em Foz

Nos cursos de Ciências Exatas, a mudança de perfil está mais evidente. Em Engenharia Elétrica, se em 2011 40% dos aprovados do vestibular eram de Foz, em 2021 o número foi quase o dobro: 75%. Em relação à Engenharia Mecânica, no vestibular de 2016, apenas 20% dos aprovados eram iguaçuenses. No mais recente, 50%.

“A Unioeste sempre teve essa preocupação de ter uma inserção local e regional. Esses números nos dão uma satisfação muito grande”, celebra Romeu Reginatto, diretor do Centro de Engenharia e Ciências Exatas (CECE) da Unioeste. Além das engenharias, o CECE abrange os cursos de Ciência da Computação e Matemática.

Reginatto também conta que muitos egressos se tornaram professores dos próprios cursos do centro ou empreendem em Foz do Iguaçu, reafirmando ainda mais esse papel local. “É um círculo virtuoso muito positivo. A gente vê o papel da universidade dentro da comunidade e mostra que estamos conseguindo chegar mais perto das famílias, que por sua vez estão percebendo a qualidade da nossa instituição para a formação superior.”

Ficou curioso para acompanhar essa evolução dos pratas da casa nos últimos vestibulares? Confira os dados, ano a ano, de cada um dos 13 cursos ofertados pelo Campus da Unioeste em Foz.

“O 11 e o 7 de setembro na fronteira”
Guarê – Podcast do H2FOZ

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ. OUÇA AGORA

Vacy Junior - H2FOZ

Vacy Alvaro é repórter e coordenador dos infográficos do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Vacy Junior - H2FOZ tem 86 posts e contando. Ver todos os posts de Vacy Junior - H2FOZ