Rádio Clube
H2FOZ
Início » Educação » Primeira fase do campus da Unila deve ser entregue em junho deste ano

Educação

Infraestrutura

Primeira fase do campus da Unila deve ser entregue em junho deste ano

Anúncio foi feito durante visita do ministro da Educação, Camilo Santana; edifício em finalização será usado para restaurante e biblioteca

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Primeira fase do campus da Unila deve ser entregue em junho deste ano
Retomadas ano passado, obra está adiantada. Foto: Moisés do Nascimento Bonfim
Google News iconSiga-nos no Google News

Em fase avançada, as obras do Campus Arandu, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), devem começar a ser entregues em junho deste ano. O anúncio foi feito durante visita do ministro da Educação, Camilo Santana, nessa terça-feira, 20.

Leia também: Unila entra em nova fase com retomada das obras e investimentos

Publicidade

De acordo com o gerente de Projetos do UNOPS Brasil, Rafael Esposel, o andamento da obra está no dobro da velocidade prevista, e a previsão é de que em junho fiquem prontos tanto o prédio onde vai funcionar o Restaurante Universitário quanto o espaço destinado à biblioteca.

Também deve ser entregue, parcialmente, o bloco de salas de aula, com a concretagem dos três andares, explicou Esposel. Em agosto de 2027, será finalizado o edifício administrativo, com 18 andares.

Retomadas após dez anos de paralisação, as obras do Campus Arandu são de responsabilidade do Escritório das Nações Unidas de Serviços e Projetos (UNOPS).

O UNOPS é o organismo das Nações Unidas especializado em infraestrutura, compras e gestão de projetos. Com aporte financeiro da Itaipu Binacional, a obra está orçada em R$ 750 milhões.

Para o ministro Camilo Santana, a parceria com a Itaipu permite trazer o último projeto de Oscar Niemeyer e entregar uma obra importante para o Brasil, para a América do Sul, para o Paraná e para Foz do Iguaçu.

O ministro também lembrou o aporte financeiro de R$ 65 milhões da Itaipu para a aquisição do edifício do Jardim Universitário (JU), que passou a ser sede própria da Unila. Na visita, Santana foi recebido por estudantes, servidores administrativos e professores.

A reitora da Unila, Diana Araujo, destacou a relevância da obra. Para ela, com a aquisição do Jardim Universitário e a construção do Campus Arandu, a Unila vai consolidando sua infraestrutura, embora ainda falte o Hospital Universitário.

Durante entrevista coletiva, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende aumentar o número de vagas da instituição, para que a universidade amplie o seu papel de referência na América Latina, considerando a posição estratégica do Brasil no continente.

(Com informações da assessoria de imprensa da Unila)

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Denise Paro

    Denise Paro é jornalista pela UEL e doutoranda em Integração Contemporânea na América Latina. Atua há mais de duas décadas nas Três Fronteiras e tem experiência em reportagens especias. E-mail: deniseparo@h2foz.com.br

    Deixe um comentário