Com 538 inscritos para um total de 30 vagas, o curso de Psicologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) é o mais concorrido do campus de Foz do Iguaçu no vestibular marcado para o próximo dia 7 de dezembro.
Leia também: Foz terá graduação gratuita de Psicologia pela Unioeste — H2FOZ — Notícias de Foz do Iguaçu
Oferecido no período matutino, o curso — com cinco anos de duração — estreia no vestibular com 17,9 candidatos por vaga. A segunda carreira mais procurada em Foz do Iguaçu é Direito noturno, com 383 candidatos ao todo, seguida por Pedagogia noturno, com 290 inscritos, e Enfermagem, 161.
No total, a Unioeste registrou 15.124 candidatos inscritos para o vestibular deste ano, superando os 15 mil do ano passado. São 1.602 vagas, distribuídas em 67 cursos nos cinco campi.
Considerando as inscrições para todos os campi da Unioeste, a maior procura é por Medicina em Cascavel e em Francisco Beltrão (veja abaixo).
Além dos campi de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo, as provas também serão realizadas em Curitiba, Guarapuava, Maringá e Campo Grande (MS).
O maior número de candidatos inscritos para fazer o vestibular é de Cascavel, um total de 30,6%, seguidos de Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo.
Mas, segundo a universidade, há um número expressivo de candidatos que farão as provas em Curitiba, Maringá e Campo Grande.
Neste vestibular, a Unioeste Foz ofereceu gratuidade nas inscrições para os cursos de Enfermagem, Hotelaria, Letras (Português/Espanhol e Português/Inglês), Matemática, Pedagogia e Turismo.
O curso de Psicologia da Unioeste é o único gratuito da região de Foz.
Cursos com maior número de candidatos nos campi da Unioeste:
Cascavel/Medicina/Integral: 2.581
Francisco Beltrão/Medicina/Integral: 1.612
Foz do Iguaçu/Psicologia/Matutino: 538
Toledo/Psicologia/Matutino: 317
Marechal Cândido Rondon/Direito/Matutino: 246
A Unioeste mantém o Sistema de Cotas, com reserva de vagas para estudantes de escolas públicas, pessoas pretas ou pardas e pessoas com deficiência.
As cotas estão divididas em três modalidades:
- EP (Escola Pública): para candidatos que concluíram todo o ensino médio em escola pública;
- PP (Pretos ou Pardos): para candidatos da rede pública que se autodeclarem pretos ou pardos;
- PCD (Pessoa com Deficiência): para candidatos que comprovem essa condição.
O ensalamento para a realização das provas vai ser divulgado pela universidade até o dia 21 de novembro.
Para mais informações, acesse www.unioeste.br/vestibular.
(Com informações da assessoria de comunicação da Unioeste)


