Carreira em alta, Psicologia deve ser o curso mais concorrido no próximo vestibular da Unioeste em Foz do Iguaçu. Nas faculdades privadas do Paraná, a graduação está em segundo lugar na preferência dos vestibulandos, ficando atrás apenas de Direito, segundo a Hoper Educação.
Foz terá graduação gratuita de Psicologia pela Unioeste – H2FOZ – Notícias de Foz do Iguaçu
Coordenador da Área de Estudos de Mercado da Hoper, Paulo Presse diz que a procura por Psicologia começou a disparar no país a partir de 2020.

Em 2015, o curso estava em sétimo lugar em uma escala dos dez com mais matrículas nas instituições privadas e, desde 2020, mantém a segunda posição.
Isso, explica Presse, deve-se ao fato de a área da saúde ter ganhado evidência ao mesmo tempo em que outras carreiras, a exemplo das engenharias, encolheram principalmente em razão da crise econômica e restrição do Fies. Outro fator é a alta procura pelas áreas de educação e saúde, que vem reestabelecendo-se após a pandemia.
Em relação à Psicologia, Presse ainda acrescenta que boa parte do interesse se deve ao fato de que muitos alunos fazem essa graduação para se conhecer melhor, o que aumenta a demanda. Para ele, o curso vai ficar um bom tempo com boa procura.
O Censo da Educação Superior aponta que a busca por cursos de Psicologia disparou no Brasil. Entre 2010 e 2021, o aumento de matrículas nessa graduação foi de 112,4%.
Em todo o Paraná, as universidades públicas concentram 1.468 matrículas de Psicologia com ofertas em quatro cursos na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
A rede privada tem 18.710 matrículas em 77 cursos, cujas mensalidades chegam a R$ 1.000. Em Foz do Iguaçu, quatro instituições privadas ofertam Psicologia.
Movimento semelhante ocorre com os cursos de Farmácia e Odontologia, que estão na lista dos dez mais procurados no país.
Unioeste Foz quebra jejum de 23 anos sem abrir curso
Com a abertura do curso de Psicologia, o campus da Unioeste em Foz do Iguaçu quebra um jejum de 23 anos sem ofertar um novo curso. A última graduação aberta foi de Engenharia Mecânica em 2002.
O curso de Psicologia será ofertado no período matutino e terá 30 vagas. A abertura foi possível porque a universidade remanejou 20 vagas existentes no curso de Hotelaria e dez do curso de Enfermagem para a Psicologia, explica o diretor-geral do campus da Unioeste de Foz do Iguaçu, Sergio Fabris.
Para o próximo ano, outros cinco cursos, além de Psicologia na Unioeste Foz, serão abertos nas estaduais do Paraná.
A instituição ainda vai ofertar bacharelado em Filosofia, em Toledo, com 15 vagas no turno da manhã, e bacharelado em Química Industrial, no período matutino, também em Toledo.
A universidade recebeu autorização para a transferência do curso de licenciatura em Geografia do campus de Marechal Cândido Rondon para Cascavel, com 40 vagas ao ano no período noturno.
Na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) foram autorizadas novas ofertas em regime de extensão no município de Coronel Vivida, com Pedagogia e licenciatura em História.
O curso de Pedagogia terá duas ofertas a partir de 2026, enquanto o curso de licenciatura em História, uma. Os cursos serão ministrados no período noturno, com 20 vagas em cada turma.
De acordo com o governo, a abertura dos novos cursos segue as diretrizes da Lei Geral das Universidades (LGU), Lei 20.933/21, que estabelece critérios para o custeio de novas graduações e possibilita a ampliação de vagas sem aumento de despesas para o estado, entre outros aspectos de gestão universitária.