Publicado edital para Revalida 2021. Inscrições começam no fim deste mês

Exame ratifica diplomas de graduação em Medicina emitidos em outros países. Primeira fase será em oito cidades; veja a lista. Acesse o edital. 

O edital com as normas da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021 foi publicado nesta sexta-feira, 7. As inscrições serão de 31 de maio a 11 de junho, pelo Sistema Revalida.

Leia também:
Estudantes de Medicina do Paraguai fazem movimento para Unila revalidar diploma

O exame serve para subsidiar a revalidação, em território nacional, de diplomas de graduação no curso de Medicina emitidos por instituições de ensino em outros países. Conforme a Agência Brasil (ABr), ele “avalia as habilidades, as competências e os conhecimentos” exigidos para a atividade profissional compatível com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Revalida prevê duas etapas, sendo uma teórica e outra prática. As avaliações “abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade”, registra a ABr.

O exame para estudantes de Medicina no exterior é aplicado no Brasil desde 2011. Neste ano, a aplicação da primeira etapa deverá ocorrer no dia 5 de setembro, em oito capitais brasileiras: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Ao fazer a inscrição, o candidato deverá indicar a cidade onde deseja realizar o exame. Para participar da primeira etapa do Revalida 2021, é necessário ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil e ter diploma reconhecido pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente do país de origem do diploma.

A certificação acadêmica deverá ser autenticada pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros.

O resultado da primeira fase está previsto para 19 de novembro. “Os candidatos que conseguirem passar na primeira etapa do exame estarão credenciados para a etapa prática, a Prova de Habilidades Clínicas”, frisa a ABr.

Edital Revalida 2021

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.