Inscrições são feitas somente na internet, na página do sistema - Foto: Agência Brasil

Quer uma vaga em universidade pública? Sisu já tem data marcada

Unioeste e Unila em Foz usam o Sistema de Seleção Unificada para a entrada no ensino superior. Acesse o edital do Sisu. 

O edital do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre deste ano foi publicado pelo Ministério da Educação (MEC). Candidatos a uma vaga no ensino superior poderão fazer a inscrição gratuitamente, de 6 a 9 de abril, somente na internet, em http://sisu.mec.gov.br.

O Sisu é o sistema nacional pelo qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas. A seleção é com base no desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Candidatos com melhor classificação são selecionados conforme a nota no exame.

O estudante não pode ter zerado a redação para concorrer às graduações disponíveis nas universidades públicas em todo o país. É possível a inscrição no Sisu em até duas opções de vaga, e a escolha entre a modalidade de ampla concorrência e a reservada para cotas.

Em Foz do Iguaçu, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) oferecem vagas em seus cursos de graduação pelo Sisu. Juntas, as duas instituições disponibilizam cerca de 900 vagas anualmente pelo sistema.

A Unila tem no Sisu a principal forma de seleção de alunos. A Unioeste une o sistema federal e o vestibular. “Para o ano letivo de 2021 a Unioeste manteve sua participação no Sisu, utilizando a mesma distribuição de vagas das últimas edições, ou seja: 50% das vagas nas séries iniciais dos cursos presenciais de graduação da Unioeste foram disponibilizadas para ingresso pelo Sisu e 50% pelo Vestibular”, informou a instituição.

A primeira edição do Sisu em 2021 acontecerá em chamada única, com resultado previsto para sair em 13 de abril. As matrículas serão de 14 a 19 de abril, detalhadas por cada instituição de ensino. A adesão à lista de espera, para quem não entrar na primeira chamada, será de 13 a 19 de abril, na página do Sisu na internet.

Acesse o edital do Sisu publicado no Diário Oficial.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1169 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ