A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) está com inscrições abertas para o ingresso de alunos regulares no mestrado em História, para início em 2026.
São 31 vagas no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis), algumas destinadas para ações afirmativas. O programa oferece duas linhas de pesquisa: “Movimentos Sociais, Fluxos Culturais e Identidades” e “Modernidades, Instituições e Linguagens”.
As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de outubro, gratuitamente, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Unila (https://bit.ly/SIGAA-STRICTO).
Estão aptos a participar do processo seletivo candidatos(as) que concluíram a graduação em qualquer área do conhecimento e que estejam interessados(as) em desenvolver investigações que se vinculem com as linhas de pesquisa do PPGHis.
Vagas para brasileiros e estrangeiros
Metade das vagas está sendo ofertada para candidatos(as) brasileiros(as), e as demais, para estudantes internacionais ou provenientes de países da América Latina e Caribe.
Do total, até 14 vagas serão destinadas à política de ação afirmativa, das quais: dez para candidatos(as) negros(as) e pessoas com deficiência; uma para indígenas; uma para quilombolas; uma para pessoas trans; e uma para pessoas refugiadas ou solicitantes de refúgio ou portadores(as) de visto humanitário.
Avaliação de projeto e banca
A seleção ocorrerá em duas etapas: na primeira, serão analisados os documentos pessoais e avaliado o pré-projeto de pesquisa. Na segunda, os candidatos classificados participarão de entrevistas com a banca de seleção.
As informações completas podem ser conferidas no edital (https://bit.ly/PPGHIS2026). Dúvidas devem ser encaminhadas por e-mail para secretaria.ppghis@unila.edu.br ou pelo WhatsApp: (45) 3522-9945.
(Com informações da assessoria de imprensa)