“Unila é a federal de Foz do Iguaçu”, enfatiza reitor, ao convidar para mostra de cursos

Universidade promove a Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, que começa na manhã desta terça, 18.

Apoie! Siga-nos no Google News

Universidade promove a Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, que começa na manhã desta terça, 18.

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) dá início à Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) nesta terça-feira, 18, às 9h, no campus Jardim Universitário. Principal evento acadêmico da instituição, a programação vai até a próxima sexta-feira, unindo debates, ensino, inovação e iniciação científica.

No programa Marco Zero, o reitor da Unila, Gleisson de Brito, detalhou as atividades e convidou a comunidade iguaçuense a participar da Mostra de Cursos, que terá a apresentação de 300 projetos desenvolvidos por universitários. O público poderá conhecer mais sobre as 29 graduações gratuitas, apresentadas por professores e alunos.

Assista à entrevista aqui (a partir do trecho 1:05:00)

“Reforçamos o convite para que a comunidade participe da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unila, a federal de Foz do Iguaçu”, enfatizou. “Que participem e tomem posse dessa universidade porque ela é da cidade”, complementou o reitor durante entrevista ao vivo, sábado, 15.

Conforme Gleisson de Brito, são esperados cerca de dois mil estudantes de escolas públicas na Mostra de Cursos. Ele incentivou a comunidade escolar de Foz do Iguaçu e região a participar, bem como universitários e pessoas já graduadas de instituições públicas e privadas, por conta dos cursos de pós-graduação que a Unila oferta gratuitamente.

O reitor disse que Foz do Iguaçu se tornou uma cidade universitária e abordou a importância do ensino superior para o desenvolvimento regional e o papel da federal iguaçuense na integração dos povos da América do Sul. Também avaliou que a relação da Unila é cada vez maior com a comunidade iguaçuense.

Na abertura ao público, na manhã desta terça-feira, haverá uma solenidade com a presença de representantes públicos. À noite, a partir das 19h30, acontecerá a conferência proferida pelo professor Gabriel Passeti, da Universidade Federal Fluminense (UFF), sobre “James Monroe, Simón Bolívar e as propostas de integração americana no século XIX”.

Agenda cheia

Na quarta edição, a SIEPE da Unila tem como temário: “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação do Brasil”. Além da Mostra de Cursos, contempla o 11.º Encontro Anual de Iniciação Científica, o 7.º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, o 9.º Seminário de Extensão da Unila (Seuni), o Seminário de Atividades Formativas da Unila (Safor), o debate sobre o Programa Agenda Tríplice, voltado para o contexto da Argentina, Brasil e Paraguai.

Visita à mostra

Na Mostra de Cursos, são exibidos materiais e equipamentos utilizados nas atividades de ensino. A agenda de visitação, no ginásio da Unidade Jardim Universitário, será no dia 18 (das 9h às 12h, das 13h30 às 17h30 e das 19h às 21h) e no dia 19 (das 9h às 12h).

Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unila
Data: 18 a 21 de outubro
Local: Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1.000, ao lado da Unioeste/Foz)
Acesse a programação completa.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.