A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) iniciou, na segunda-feira (23), as operações de seu Restaurante Universitário (RU), que funciona no mesmo espaço do restaurante já existente no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O atendimento é para almoço (11h30 às 14h30) e janta (17h30 às 19h15), de segunda a sexta-feira.
Leia também:
Estudantes suspendem paralisação por mais professores na Unila
De acordo com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, as refeições têm duas faixas de preço: R$ 4, para toda a comunidade acadêmica da Unila em Foz do Iguaçu; e R$ 2, para os estudantes atendidos pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que recebam subsídio para alimentação no RU.
Citada pela assessoria da universidade, Diana Araujo, reitora da Unila, destaca que a implantação do restaurante no PTI é apenas o primeiro passo. “Nosso objetivo é depois criar outro Restaurante Universitário no JU [Jardim Universitário] e no [campus] Integração. Entendemos que todas as unidades deveriam ter o seu RU”, afirma.
Para que todos os estudantes tenham acesso ao RU, Araujo aponta que haverá aumento na disponibilidade de ônibus para o deslocamento entre as unidades Jardim Universitário e Campus Integração até a barreira de Itaipu, portal de acesso ao PTI.
Entre os objetivos do RU, estão aumentar a qualidade da alimentação dos estudantes e reduzir os índices de evasão. A criação do restaurante era uma das principais reivindicações da comunidade discente, impulsionada, principalmente, por acadêmicos vindos de outras partes do Brasil ou do exterior para estudar em Foz do Iguaçu.

