Equipamentos foram trazidos de Curitiba - Foto: Divulgação/Jet Photos

Unioeste/Foz recebe duas aeronaves para ensino, pesquisa e extensão

Equipamentos auxiliarão a fomentar um polo de conhecimento e inovação na área aeronáutica na fronteira.

O campus iguaçuense da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu a doação de duas aeronaves de asa fixa, do modelo Ximango AMT 200S. A destinação é para o ensino, pesquisa e extensão na universidade, especialmente na área aeronáutica.

“As aeronaves poderão ser utilizadas para estudos, pesquisas, exposições científicas, ensaios em ambientes controlados e laboratórios”, informou a assessoria da Unioeste/Foz. Serão possíveis produções acadêmicas em áreas do saber que vão do combate a incêndios ao monitoramento de fronteiras.

Diretor do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE), o professor doutor Romeu Reginatto reforçou que os equipamentos auxiliarão no desenvolvimento de mais pesquisas no segmento aeronáutico. Segundo ele, essa é uma área relevante devido à região ser de fronteira.

Soldados do Exército auxiliam na logística de transporte das aeronaves – Foto: Divulgação/Unioeste/Foz

“O grande objetivo é que essas aeronaves fomentem um polo de conhecimento, pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de aeronáutica”, destacou. Esse campo é “importante para desenvolvimento científico do Brasil e em especial na região de fronteira, onde pesquisas nessa área são ainda mais relevantes”, completou o docente.
Doação e logística
Doadas pela Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (SEAP), as aeronaves foram entregues no campus na tarde dessa terça-feira, 2. Elas foram desmontadas e transportadas de Curitiba para Foz do Iguaçu.

O processo de transferência foi conduzido pelo Departamento de Gestão do Transporte Oficial (Deto). As fases de remoção, desmontagem e transporte entre as cidades de Curitiba e Foz do Iguaçu contaram com apoio do Cindacta, Exército e Defesa Civil.

No município, essa logística teve a participação de soldados do Exército para o desembarque das aeronaves no campus da Unioeste/Foz.

(Com informações da Unioeste/Foz)

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1177 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ