Universidade pública: Sisu abre inscrição nesta terça-feira

No Sistema de Seleção Unificada, instituições públicas de ensino superior oferecem vagas - Foto: Pixabay

Seleção é porta de entrada no ensino superior. Unioeste e Unila não participarão desta edição por causa da pandemia.

Estudantes de todo o país interessados em uma vaga nas universidades públicas poderão inscrever-se no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), de terça-feira a sexta-feira (6 a 9). Será exigida a nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2020).

O candidato não pode ter tirado 0 na redação do ENEM 2020. As notas individuais do exame do Ensino Médio, divulgadas pelo Ministério da Educação na semana passada, podem ser consultadas na Página do Participante ou no aplicativo do ENEM.

Diferentemente dos outros anos, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) não vão aderir à primeira seleção do Sisu. As duas instituições possuem campus em Foz do Iguaçu.

Devido à pandemia, a Unioeste participará da segunda edição da seleção. Com isso, será possível “o início conjunto dos alunos que ingressarão pelo vestibular interno da universidade e os que ingressarão pelo Sisu”, informou.
A Unila também aderirá ao Sisu no segundo semestre. “A decisão decorre da necessidade de reposição das aulas relativas a 2020, que estão atrasadas em razão da pandemia de covid-19”, comunicou a universidade em nota.

Como fazer a inscrição no Sisu

No site, os candidatos poderão fazer até duas opções de curso/instituição e especificar a ordem de preferência, podendo concorrer a vagas de ampla concorrência ou cotas. Não será permitida a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.

“Pela página do Sisu será possível checar a nota de corte para cada instituição participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência”, noticiou a Agência Brasil (ABr). Os dados passam por atualizações periódicas.

No Sisu, o estudante pode alterar as suas opções ou cancelar a inscrição. A classificação será feita com base na última alteração efetuada e confirmada no sistema. O resultado deverá sair em 13 de abril.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1448 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.