Candidatos a prefeito assinam documento do Codefoz para o desenvolvimento e a retomada econômica

Apoio ao Programa Acelera Foz e criação do escritório de investimentos para Foz do Iguaçu estão entre os compromissos.

Concorrentes à prefeitura assumiram compromisso com o desenvolvimento de Foz do Iguaçu, com foco na retomada da economia e na geração de emprego e renda. Em reunião nesta quarta-feira, 4, os candidatos a prefeito firmaram documento em que se comprometeram com as pautas do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz).

Na sessão presencial, assinaram o termo-compromisso Aneocir Alemão (PCdoB), Bibiana Orsi (PP) – a concorrente ao cargo de vice-prefeita substituiu Paulo Mac Donald (Podemos), que cumpre isolamento social –, Cassio Lobato (Patriota), Chico Brasileiro (PSD), Luiz Henrique (PT), Nelton Friedrich (PDT), Ranieri Marchioro (PRTB) e Sidnei Prestes (Republicanos). Tatiana Fruet (PROS) justificou sua ausência e se comprometeu com a carta.

Os candidatos confirmaram apoiar o Programa Acelera Foz e atuar com as instituições públicas e privadas para a criação do Escritório de Atração e Recepção de Investimentos de Foz do Iguaçu. O termo ainda prevê a definição, entre prefeitura e Codefoz, do valor do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (FMDES), anualmente, e o custeio, pela gestão municipal, da equipe técnica do conselho.

Os participantes do encontro assistiram a um vídeo institucional do Acelera Foz, em que foram reunidas as realizações e entregas à sociedade durante os primeiros cinco meses do programa, lançado em maio. Em seguida, foi apresentado o Plano de Sustentabilidade do Codefoz, e o consultor Carlos Guedes explanou sobre o modelo do escritório de investimentos que está sendo constituído.

Após assinar o termo-compromisso, cada candidato discursou à plenária sobre as proposições e o que consta em seu plano de governo para o desenvolvimento do município, com tempo distribuído de forma equânime. Além dos presentes, a comunidade pôde acompanhar as apresentações pela transmissão ao vivo do evento.

Presidente do Codefoz, Mario Camargo, dia histórico para Foz do Iguaçu – Foto Marcos Labanca

“Foi um dia histórico para a nossa cidade, porque os candidatos demonstraram comprometimento com as demandas da sociedade que foram apresentadas e que entendem a importância delas para Foz do Iguaçu”, avaliou o presidente do Codefoz, Mario Camargo. “E foi importante ouvir o que cada postulante à prefeitura pensa sobre esse tema tão necessário que é o desenvolvimento do município”, frisou.

Secretário do Codefoz e assessor especial da direção-geral brasileira da Itaipu Binacional, coronel Jorge Áureo destacou a soma de esforços em torno do Acelera Foz. “Esse programa não é a vontade de uma pessoa, é a resposta da sociedade iguaçuense aos efeitos de uma pandemia. É resultado das instituições que representam a sociedade”, pontuou.

Retomada do turismo

Codefoz reforça foco na retomada da economia e na geração de emprego e renda – Foto Marcos Labanca

Vice-presidente do Codefoz e presidente do Visit Iguassu, Felipe Gonzalez ressaltou o trabalho em torno do Acelera Foz para a reativação do turismo, mencionando a importância da ação de marketing Vem Pra Foz. “Essa retomada vem se consolidando de uma forma bastante forte pelo grande entendimento que existe em Foz entre a iniciativa privada e setor público, e com a campanha de promoção muito acertada, conduzida pela Itaipu”, salientou.

Programa

Parte do plano de retomada econômica da cidade, o Acelera Foz tem a coordenação estratégica do Codefoz, Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Prefeitura de Foz do Iguaçu, Sebrae, Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Presenças

Participaram da reunião plenária, além de candidatos e assessores, representantes das instituições públicas e privadas que compõem o Codefoz, empresários, dirigentes de entidades da sociedade civil organizada e de classe, integrantes da Gestão Integrada do Turismo e parlamentares. Candidatos a vereador também prestigiaram o encontro.

(Codefoz)

Alexandre Palmar

Repórter e Editor do H2FOZ e-mail: [email protected] Mais por Alexandre Palmar

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.