Eleições: quem toma as primeiras decisões sobre candidaturas

Vejamos então como estão compostos os quadros de filiados dos partidos no Estado do Paraná e um recorte nos números que temos no município de Foz do Iguaçu.

Apoie! Siga-nos no Google News

Por Vacy Alvaro e Fabiano Severino – H2FOZ

VÍDEO: O que sabemos sobre nós mesmos? Assista à nova história da série Vidas do Iguaçu.

Vejamos então como estão compostos os quadros de filiados dos partidos no Estado do Paraná e um recorte nos números que temos no município de Foz do Iguaçu.

Gráficos desta matéria:
* Total de Filiados em Partidos no Paraná
* Total de Filiados em Partidos em Foz do Iguaçu
* Tempo Médio de Filiação
* Distribuição por Grau de Instrução
* Mulheres se mobilizam para ocupar mais espaço na política


Começaram nesta semana as convenções partidárias para a definição de candidaturas aos cargos em disputa este ano, o período será de 20 de julho até 5 de agosto. Elegeremos, para o poder executivo, ocupante para o cargo de presidência e governador, e para o legislativo ⅓ do senado, um por estado e distrito federal, deputados(as) federais, estaduais e distrital. No caso do Paraná serão 54 vagas para a Assembleia Legislativa e 30 para a Câmara Federal.

Em relação à Câmara dos Deputados, às Assembleias Legislativas dos estados e à Câmara Legislativa do Distrito Federal, cada partido ou federação poderá registrar candidaturas no total de até 100% do número de cadeiras a preencher mais um. Desse total de vagas, deverá ainda preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% com candidaturas de cada gênero.

Mas quem define os(as) postulantes a esses cargos?

A legislação brasileira estabelece que cabe aos partidos essas escolhas, dentre de seus quadros de filiados até o prazo máximo de 6 meses antes das eleições, este ano a data foi 2 de abril. Para além do tempo mínimo de filiação outros requisitos são exigidos:
● Nacionalidade brasileira;
● Pleno exercício dos direitos políticos;
● Alistamento eleitoral;
● Domicílio eleitoral na circunscrição; e
● Idade mínima: 35 anos para os cargos de presidente, vice-presidente da República e senador; 30 anos para governador e vice-governador e 21 anos para Deputado Federal, Estadual ou Distrital.

Não são permitidas candidaturas avulsas, aquelas sem filiação partidária ou sem escolha em convenção. Quanto à decisão sobre as coligações, os partidos e as federações, novidade desta eleição, só poderão celebrá-las para eleições majoritárias, ou seja: para a disputa nas chapas para os cargos de presidente da República, governador e senador.

Vejamos então como estão compostos os quadros de filiados dos partidos no Estado do Paraná e um recorte nos números que temos no município de Foz do Iguaçu.

Filiados partidários em Foz e no Paraná

Total de Filiados em Partidos no Paraná
Número de filiados no Estado teve um “boom” de 2015 para 2016, quando ultrapassou 1 milhão de filiados, mas volta este ano a números próximos a 2014.

Total de Filiados em Partidos no Paraná
Número de filiados vem diminuindo nos últimos anos, e tem neste ano quase 3 mil filiados a menos que na eleição de 2018.

Tempo de filiação
Do total de filiados partidários em Foz do Iguaçu atualmente, a ampla maioria (82,25%) tem uma relação de mais de 10 anos com o partido. A média está bem acima da estadual (66,19%).

Distribuição por Grau de Instrução

Mulheres se mobilizam para ocupar mais espaço na política
Quase metade dos filiados em Foz são mulheres (46,7%). Número está acima da média estadual (42,1%). Eles deverão receber, no mínimo 30% dos recursos públicos para suas campanhas, e….

Nos próximos dias traremos mais informações sobre cada cargo, além de um balanço das últimas eleições. Tem alguma informação que acha importante e gostaria de ver neste espaço? Entre em contato conosco: portal@h2foz.com.br

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.