Foz do Iguaçu tem 3,4 mil pedidos de voto em trânsito na eleição

Cidade soma o segundo maior número de eleitores fora do seu domicílio no Paraná, atrás apenas da capital.

Apoie! Siga-nos no Google News

Cidade soma o segundo maior número de eleitores fora do seu domicílio no Paraná, atrás apenas da capital.

Com o prazo de solicitação terminado na semana passada, Foz do Iguaçu soma 3.497 requerimentos de eleitores para voto em trânsito no pleito deste ano. Cidade registrou o segundo maior número de votantes fora do seu domicílio no Paraná, atrás apenas da capital, Curitiba, que atingiu 6.904 requerimentos. Em todo o estado, foram 19,7 mil.

Essa condição permite que o eleitor participe do escrutínio mesmo não estando, no dia da eleição, na cidade em que seu título está registrado. Votantes que estejam em viagem por estados diferentes só podem votar em trânsito para presidente; dentro da mesma unidade da federação, em localidades diferentes do domicílio, é permitido o voto a todos os cargos.

Os eleitores em trânsito contarão com quatro locais em Foz do Iguaçu. No centro, a votação poderá ser no antigo Colégio Bartolomeu Mitre e no Colégio Caesp. O Cesufoz, na Avenida Paraná, será a opção no Jardim Almada. A lista se completa com o Parque Nacional do Iguaçu, com urnas no Centro de Visitantes.

Consulte os locais de votação preparados para voto em trânsito no país

Nessa modalidade, a Justiça Eleitoral instala urnas em seções especiais nas capitais e com mais de cem mil habitantes aptos a votar. “Pessoas que não estarão no seu domicílio eleitoral no dia da votação puderam solicitar a transferência para outra cidade ou estado”, ressalta o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR).

A pessoa que pediu o voto em trânsito, mas não irá viajar mais na data da eleição, não poderá votar na sua seção eleitoral de origem, na própria cidade. Assim, esse eleitor deverá justificar a ausência às urnas em procedimento realizado no local de votação mais próximo, orienta o TRE/PR.

Após a votação em trânsito, a pessoa que solicitou a transferência mantém o domicílio eleitoral que consta originalmente no seu cadastro, na cidade da inscrição.

Pedido de voto em trânsito nas eleições deste ano no Paraná, por cidade:

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral do Paraná
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.