Eleições 2024: 14 dos 15 vereadores tentarão reeleição em Foz do Iguaçu

Dados foram extraídos das convenções municipais realizadas entre julho e agosto.

Apoie! Siga-nos no Google News

Dos 15 vereadores que atualmente compõem a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, pelo menos 14 devem buscar a reeleição. É o que mostram as atas das convenções partidárias enviadas à Justiça Eleitoral. Para o primeiro turno das eleições – que acontece no dia 6 de outubro – apenas Ney Patrício (Podemos) aparece como “candidato reserva”.

No cenário atual, os parlamentares estão distribuídos nas chapas de cinco dos sete candidatos a prefeito. O candidato General Silva e Luna (PL) conta com o maior número de vereadores: são seis, sendo três do PL (Cabo Cassol, Márcio Rosa e Galhardo) e três do PSD, partido do atual prefeito Chico Brasileiro (Adnan El Sayed, Protetora Carol Dedonatti e Rogério Quadros). A lista pode aumentar caso Ney Patrício participe do pleito.

O candidato Sâmis da Silva (PSDB) – prefeito entre 2001 e 2004 – terá o apoio de três vereadores de sua sigla (Dr. Freitas, Edivaldo Alcântara e Jairo Cardoso). Paulo Mac Donald Ghisi (PP) – prefeito entre 2005 e 2012 – conta com dois vereadores em seu partido: Anice Gazzaoui e Alex Meyer. Airton José (PSB) também receberá o apoio de dois vereadores: Kalito Stoeckl, do PDT, e Yasmin Hachem, do PV.

O candidato a prefeito do União Brasil, Zé Elias, terá o apoio do atual presidente da Câmara, João Morales.

Apenas dois vereadores continuam no partido pelo qual foram eleitos em 2020: Adnan El Sayed, do PSD, e Alex Meyer, do PP. João Morales foi eleito pelo DEM e migrou automaticamente para o União Brasil em 2022, quando o partido foi criado a partir da fusão com o PSL.

Voto sim, fake news não!

Para contribuir com a soberania da decisão do eleitorado, combatendo as fake news, o TRE-PR mantém o serviço gratuito Gralha Confere. É possível enviar boatos e notícias suspeitas sobre as eleições pelo WhatsApp (41) 3330-8500 ou por mensagem.

O serviço permite acrescentar imagens, vídeos, links ou outros conteúdos relacionados a boato, ilícito ou desinformação. Não são apuradas informações sobre candidatas e candidatos, partidos, coligações e federações.

Acesse a Central de Combate à Desinformação do TRE-PR.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.