Dos 252 candidatos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para concorrer aos cargos de prefeito/vice-prefeito e vereador em Foz do Iguaçu, apenas 14 (5,5% do total) utilizam o X como plataforma de divulgação de suas propostas.
O antigo Twitter – que tem sido alvo de um embate entre seu dono, Elon Musk, e o Supremo Tribunal Federal (STF) – é utilizado oficialmente por somente um candidato à prefeitura na divulgação de sua campanha. É Zé Elias, do União Brasil. Os perfis restantes são divididos entre um de candidato a vice-prefeito (Cleomara Silveira, da REDE) e 12 postulantes a uma das cadeiras da Câmara Municipal.
Leia também:
Candidaturas de jovens caem 67% em Foz do Iguaçu
O TSE mantém um banco de dados com os links das redes sociais, sendo que o fornecimento desses endereços é uma das obrigações impostas pela legislação eleitoral. Caso impulsionem conteúdos em redes que não forem informadas, as candidaturas podem sofrer punições.
A rede social mais utilizada pelos candidatos de Foz continua sendo o Facebook, com 264 domínios/links registrados. Essa liderança, contudo, parece ser uma questão de tempo. Em quatro anos, o Facebook perdeu 25,2% de perfis, enquanto o Instagram cresceu 102,5%, diminuindo a diferença de 237 para 25 domínios.
Menos candidatos, mais plataformas virtuais e ascensão do TikTok
Com a escassez de tempo de TV e rádio para a maioria dos candidatos, as redes sociais se tornaram plataformas estratégicas para a busca por votos e a divulgação de propostas.
Uma prova disso está nos números. Apesar da queda de 34,5% no total de candidaturas (considerando prefeito, vice-prefeito e vereador, os registros diminuíram de 385 para 252), a quantidade de perfis nas redes sociais saltou 17,7%, passando de 553 para 651 (uma média de 2,5 links por candidato).
Enquanto Facebook e Instagram lideram a preferência dos candidatos, outras plataformas que focam na produção de vídeos se destacam. São 49 candidatos que utilizam o TikTok para comunicar-se com o público, 16 que usam o YouTube e 4 que apostam no Kwai.
Entre os candidatos a vereador, Yasmin Hachen (PV) lidera com 11 canais de comunicação registrados no TSE; Bosco Foz (PL) aparece na sequência, com dez, mesmo número de Zé Elias, do União Brasil, candidato a prefeito.
O levantamento mostrou que apenas 16 candidatos não possuem redes sociais/sites cadastrados no TSE:
- Armando Gilberto Probst
- Dra. Shirley Bueno
- Elisangela Pintora
- Elizete Navarro
- Grilo Carvalho
- Jean Behiano
- Marco do Chopp
- Professor César
- Sandra da AMA
- Selson da Barbearia
- Seu Carlos
- Silvio da Oficina
- Tio da Salada de Frutas
- Tonhão do Abacaxi
- Tuty Pacheco
- Valdevino da Saúde.
Confira a lista detalhada: