A Foz do Iguaçu que temos

Leia a opinião do professor José Afonso de Oliveira sobre o aniversário de 110 anos de Foz do Iguaçu.

Apoie! Siga-nos no Google News
Clique no selo e viaje pela série especial de aniversário!
VEJA A COBERTURA DE ANIVERSÁRIO

Neste momento comemorativo e festivo de nossa cidade vamos refletir sobretudo o que temos. Somos uma das cidades mais importantes do Paraná, de dimensão nacional e inserida no atual contexto global.

A cidade está praticamente inserida na natureza com suas ruas e avenidas arborizadas, em algumas delas formando verdadeiros túneis verdejantes e vivos. Contamos ainda com uma reserva florestal e animal, remanescente da Mata Atlântica, o Parque Nacional do Iguaçu com as belíssimas e majestosas Cataratas do Iguaçu, na fronteira com a Argentina.

APOIO ESPECIAL

De outra forma somos os maiores produtores de energia elétrica do planeta com a nossa hidrelétrica de Itaipu em união com o Paraguai. Essa hidrelétrica constitui se na maior obra de engenharia civil e de hidroeletricidade.

No cotidiano de nossa cidade podemos tomar um ônibus coletivo e irmos até Ciudad Del Este, no Paraguai e de lá adentrarmos em território argentino e chegarmos a Puerto Iguazú. Isso é possível porque temos uma linha de ônibus que atende as três cidades.


APOIO ESPECIAL

Com a entrada em vigor do Mercosul Foz do Iguaçu passou a ser uma rota importante para o fortalecimento entre Brasil, Paraguai e Argentina. Para tanto contamos com a Ponte Internacional da Amizade, ligando o Brasil ao Paraguai, e a Ponte Tancredo Neves, ligando o Brasil com a Argentina.

O nosso comércio tem a sua origem na derrubada das matas ciliares nas barrancas do Rio Paraná e destino para os países europeus após a Primeira Guerra Mundial. Verificamos assim que nos primórdios de Foz do Iguaçu já se vislumbrava a atividade comercial internacional como um dos focos geradores da riqueza da cidade.

Mas esta cidade tem as suas origens próximas ao Porto Oficial, na rua lateral da Prefeitura Municipal. Com a abertura e o asfaltamento da BR 477 esta passa a ser a entrada da cidade, ou seja, o plano urbanístico da cidade mudou completamente de sentido.

Esses são apenas alguns dos nossos diferenciais. Em breve voltaremos ao assunto. Parabéns, Foz do Iguaçu.

LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. M.M. Fazani Diz

    Obrigada Prof. Afonso por compartilhar o conhecimento.

Comentários estão fechados.