Foz do Iguaçu: 110 anos de história, transformação e futuro

Leia o artigo do prefeito Chico Brasileiro sobre os 110 anos de Foz do Iguaçu.

Apoie! Siga-nos no Google News
Clique no selo e viaje pela série especial de aniversário!
VEJA A COBERTURA DE ANIVERSÁRIO

Por Chico Brasileiro | OPINIÃO

Foz do Iguaçu é marcada por uma história rica e transformadora. A força do trabalho da nossa gente projeta a cidade para um futuro de crescimento contínuo e sustentável. Somos um exemplo de resiliência e desenvolvimento, passando por diversos ciclos econômicos e históricos que deixaram marcos permanentes na memória nacional.

Em respeito a esse legado, investimos no futuro de Foz: inauguramos doze Centros de Educação Infantil, criamos programas culturais como o Foz Fazendo Arte e cuidamos da mobilidade urbana. Estamos abrindo vias como a João Paulo II, conectando a cidade com o nosso corredor turístico, melhorando o tráfego com pavimentação de ruas e avenidas e investindo em obras que acabam com pontos de alagamentos históricos.

APOIO ESPECIAL

Ao completar 110 anos, Foz do Iguaçu celebra a consolidação de um ciclo econômico sustentável. Este ciclo se dá também pela união de povos e etnias diversas que fazem da nossa cidade um ponto único de encontro e união. A movimentação de pessoas, o dinamismo comercial e os investimentos contínuos reafirmam Foz do Iguaçu como um local próspero e vibrante.

Desde o início, o município tem sido cenário de acontecimentos significativos. Voltando na história, em 1916, a transformação do Parque Nacional do Iguaçu de uma propriedade privada para um parque público, por iniciativa de Santos Dumont, foi um divisor de águas na nossa história. Esse evento não apenas emancipou a cidade, como também deu início a um processo de preservação ambiental que continua até hoje.


APOIO ESPECIAL

Outro marco histórico foi a passagem da Coluna Prestes. Em 1925, a cidade serviu como um ponto estratégico de descanso e reorganização das forças revolucionárias. Durante a estadia, os integrantes da coluna interagiram com a população local, deixando uma marca de resistência. Este evento evidenciou a importância da nossa cidade no contexto nacional e destacou seu papel na busca por um Brasil mais igualitário.

Foz do Iguaçu pulou de menos de 30 mil habitantes para mais de 140 mil uma década após o início da construção da usina. Foto: Acervo Histórico/Itaipu Binacional
Foz do Iguaçu pulou de menos de 30 mil habitantes para mais de 140 mil uma década após o início da construção da usina. Foto: Acervo Histórico/Itaipu Binacional


Outro momento histórico aconteceu na década de 70, com a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu. A binacional trouxe uma transformação sem precedentes para a região. O empreendimento monumental não só impulsionou a economia local, mas também redefiniu a identidade da cidade, integrando-a ao cenário energético mundial. A usina é um símbolo de cooperação internacional e desenvolvimento sustentável.

E falando em grandeza, as Cataratas do Iguaçu, eleitas em 2012 como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, consolidaram-se como um dos destinos turísticos mais renomados do mundo. Esse reconhecimento internacional destaca o nosso patrimônio natural e reforça Foz do Iguaçu como um dos principais destinos no mapa do turismo global.

Para celebrar e preservar essa rica história, estamos desenvolvendo um novo espaço de memória no local onde funcionava a antiga Câmara Municipal. Esse espaço será dedicado a resgatar a trajetória do município, contextualizando-a tanto nacional quanto internacionalmente, e destacando os momentos que moldaram nossa cidade.

Nos últimos anos, a cidade ganhou novos atrativos turísticos, desde o pioneirismo do Parque das Aves, à reforma do Marco das Três Fronteiras, chegando nos novos o Museu de Cera, o Vale dos Dinossauros, o Dreamland, Blue Park e o Wonder Park Show. Em breve, teremos o Aquário de Foz e o museu Pompidou, que está entre os cinco maiores do planeta. Esses investimentos, juntamente com a expansão do setor imobiliário, são provas concretas de que Foz do Iguaçu é vista como uma cidade de grandes perspectivas econômicas.


Foz do Iguaçu, em seus 110 anos, é um testemunho vivo de história, transformação e futuro promissor. Celebramos nossa cidade não apenas pelo que ela foi, mas pelo que ela continua a ser: um símbolo de esperança e progresso.

Chico Brasileiro é prefeito de Foz do Iguaçu.

LEIA TAMBÉM
1 comentário
  1. Ale Diz

    Infelizmente é mais um governo que prejudicou o desenvolvimento de Foz e cujas consequências serão sentidas lá na frente. E o pior é que acha que fez muito (assim como sua turma de apoiadores que vivem no mundo da lua e/ou ganharam cargos na prefeitura).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.