Derlys Ayala na Maratona de Tóquio 2020. Imagem: Gentileza / Comité Olímpico Paraguayo.

Atleta de Ciudad del Este fica entre os 50 primeiros na maratona olímpica

Morador de Ciudad del Este, o corredor de média e longa distância Derlys Ayala, de 31 anos, terminou na 43ª posição entre os atletas que disputaram a maratona nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, concluindo os 42,1 quilômetros em 2h18min34s, sua melhor marca na temporada.

A prova foi vencida pelo queniano Eliud Kipchoge, com 2h8min38s, seguido por Abdi Nageeye (Holanda) e Bashir Abdi (Bélgica). A disputa foi marcada por intenso calor na cidade de Sapporo, que fica na ilha de Hokkaido, mais de mil quilômetros ao norte da capital japonesa.

Entre os participantes da América do Sul, o mais bem colocado foi o colombiano Jeison Alexander Suárez (15º). O argentino Eulalio Muñoz foi o 31º, enquanto o paraguaio Ayala, em 43º, terminou como o terceiro melhor do continente.

O brasileiro mais bem posicionado foi Paulo Roberto de Paula, na 69ª colocação. Daniel do Nascimento, que estava no primeiro pelotão, chegou a liderar a corrida por alguns momentos, mas teve de desistir após sentir-se mal e sofrer duas quedas.

Quadro de medalhas

O Paraguai levou apenas oito atletas aos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e terminou sem medalhas. Até hoje, a única conquista do país foi a prata obtida pelo futebol masculino em Atenas 2004.

A Argentina obteve três medalhas na atual edição (uma de prata e duas de bronze) e acabou na 72ª posição entre os países. A mais comentada foi a de bronze do vôlei masculino, que derrotou a seleção brasileira no tie-break.

Já o Brasil volta de Tóquio com seu melhor resultado da história, com 21 medalhas (sete de ouro, seis de prata e oito de bronze), na 12ª colocação. A inclusão de novos esportes com forte participação brasileira, como skate e surfe, turbinou o desempenho do país.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ tem 121 posts e contando. Ver todos os posts de Guilherme Wojciechowski - H2FOZ