Atleta de Ciudad del Este fica entre os 50 primeiros na maratona olímpica

Derlys Ayala na Maratona de Tóquio 2020. Imagem: Gentileza / Comité Olímpico Paraguayo.

Morador de Ciudad del Este, o corredor de média e longa distância Derlys Ayala, de 31 anos, terminou na 43ª posição entre os atletas que disputaram a maratona nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, concluindo os 42,1 quilômetros em 2h18min34s, sua melhor marca na temporada.

A prova foi vencida pelo queniano Eliud Kipchoge, com 2h8min38s, seguido por Abdi Nageeye (Holanda) e Bashir Abdi (Bélgica). A disputa foi marcada por intenso calor na cidade de Sapporo, que fica na ilha de Hokkaido, mais de mil quilômetros ao norte da capital japonesa.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Entre os participantes da América do Sul, o mais bem colocado foi o colombiano Jeison Alexander Suárez (15º). O argentino Eulalio Muñoz foi o 31º, enquanto o paraguaio Ayala, em 43º, terminou como o terceiro melhor do continente.

O brasileiro mais bem posicionado foi Paulo Roberto de Paula, na 69ª colocação. Daniel do Nascimento, que estava no primeiro pelotão, chegou a liderar a corrida por alguns momentos, mas teve de desistir após sentir-se mal e sofrer duas quedas.

Quadro de medalhas

O Paraguai levou apenas oito atletas aos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e terminou sem medalhas. Até hoje, a única conquista do país foi a prata obtida pelo futebol masculino em Atenas 2004.

A Argentina obteve três medalhas na atual edição (uma de prata e duas de bronze) e acabou na 72ª posição entre os países. A mais comentada foi a de bronze do vôlei masculino, que derrotou a seleção brasileira no tie-break.

Já o Brasil volta de Tóquio com seu melhor resultado da história, com 21 medalhas (sete de ouro, seis de prata e oito de bronze), na 12ª colocação. A inclusão de novos esportes com forte participação brasileira, como skate e surfe, turbinou o desempenho do país.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.