O Paraná conquistou a taça do basquete feminino nos Jogos da Juventude 2025, disputados em Brasília, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.
Leia também:
Cesta! Projeto apoiado por Itaipu desenvolve o basquete em Foz do Iguaçu
De acordo com a organização, a seleção paranaense teve como base o time do Colégio Estadual Almirante Tamandaré de Foz do Iguaçu, vencedor da etapa estadual.
Na grande decisão da 1.ª Divisão do Basquete Feminino, disputada nessa sexta (19), o Paraná venceu Santa Catarina pelo placar de 71 a 66.

A equipe campeã inscreveu cinco atletas de Foz do Iguaçu, ademais do técnico Claudio Henrique Lisboa, nome histórico do basquete na cidade.
A final contra Santa Catarina, conforme os relatos, teve momentos de tensão, com a equipe catarinense chegando a abrir 13 pontos de vantagem.
Raíssa Silva, camisa 7 da seleção paranaense, comemorou o título. “Ano passado, em João Pessoa, ficamos em terceiro. Mas aqui deu tudo certo e vencemos. Estou muito feliz, nossa!”, revelou.
Embora não conte com uma equipe profissional, a Terra das Cataratas tem tradição na base, graças a instituições como a Associação de Basquete de Foz do Iguaçu (Abasfi).
Em publicação na rede social Instagram, a entidade celebrou a conquista. “Depois de três anos, o Paraná volta a se consagrar campeão dos Jogos da Juventude Escolar! E, depois de seis anos, o time de Foz do Iguaçu sobe no lugar mais alto do pódio!”, publicou a Associação de Basquete.
“Estamos imensamente orgulhosos dessa conquista histórica, fruto de muita dedicação, garra e união. Parabéns às nossas meninas e ao técnico Claudio por representarem tão bem o nosso estado e levarem o nome de Foz e do Paraná ao topo!”, complementou.
Para saber mais sobre os Jogos da Juventude, no site oficial, clique aqui.