Terminada a primeira semana dos Jogos Pan-Americanos Júnior 2025, no Paraguai, o Brasil está na liderança do quadro de medalhas da competição.
Leia também:
Notícias esportivas de Foz do Iguaçu e região – canal de Esporte no H2FOZ
De acordo com a lista atualizada até sábado (16), o país conquistou 51 medalhas de ouro, 26 de prata e 33 de bronze. No total, os brasileiros já subiram ao pódio 110 vezes.

No segundo lugar, bem distante, está a Colômbia, com 21 medalhas de ouro, 14 de prata e 21 de bronze no Pan. Os Estados Unidos aparecem na terceira colocação, com 14 ouros, 24 pratas e 21 bronzes.
Chile, México, Argentina, Guatemala, Canadá, Cuba e Equador fecham o Top 10 dos países que ganharam mais medalhas até o momento.
O Paraguai, anfitrião do Pan Júnior, poderá voltar às dez primeiras posições neste domingo (17). O país conquistou, logo cedo, sua 13.ª medalha, com Rubén Arce faturando o bronze no taekwondo.
Atualmente, o Paraguai está na 11.ª colocação, com duas medalhas de ouro, três de prata e oito de bronze.
O Pan Júnior continuará até o próximo sábado (23), tendo a capital paraguaia, Assunção, como sede principal. Algumas das modalidades, porém, têm disputas nas cidades de Luque, Ypacaraí, San Juan del Paraná e Encarnación.
A delegação brasileira está composta por 363 atletas com até 23 anos de idade, bem como por 207 técnicos, oficiais e representantes das confederações esportivas.
O Pan Júnior é encarado pelo Paraguai como um desafio para mostrar a capacidade do país de sediar o evento principal. Assunção apresentou candidatura para receber os Jogos Pan-Americanos de 2031, tendo a dupla Rio/Niterói como concorrente.