Cerca de 700 atletas de 6 a 12 anos disputam em Foz do Iguaçu a primeira edição do Minibasquete Brasil, no Centro de Convenções. Eles fazem parte de 66 equipes vindas de vários estados brasileiros e do Paraguai e Argentina.
O torneio, o maior do Brasil na modalidade, é organizado pela Associação de Basquete de Foz do Iguaçu (Abasfi) e tem a chancela da Federação Paranaense de Basquete e da Confederação Brasileira de Basquete, em substituição à antiga Copa Foz de Basquete.
Durante cinco dias, serão realizadas 309 partidas em cinco quadras adaptadas que foram montadas no Centro de Convenções.
Coordenadora da Abasfi, Ana Paula Neves Ize diz que o torneio é uma oportunidade para que os jovens atletas ganhem visibilidade desde cedo na modalidade. “Essa é a intenção: descobrir alguns talentos, que muitas vezes ficam escondidinhos, sem participar de nenhum campeonato”, ressalta a coordenadora.
Uma das equipes veio de Castro, região dos Campos Gerais. O treinador do time, Vinícius Carneiro, conhecido como “Piu”, viajou quase 600 quilômetros para chegar a Foz do Iguaçu.
Segundo ele, toda a logística vale a pena, pois permite que as crianças e adolescentes do município consigam participar, desde cedo, de uma competição de alto nível.
“São 28 crianças que participam de projetos sociais em nosso município. É muito importante desenvolver os menores para o futuro do basquete nacional”, enfatiza o treinador.
O Minibasquete Brasil segue até a próxima quinta-feira no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu. A entrada é gratuita.
(Com informações da Agência Municipal de Notícias)


