E o Foz Cataratas, time feminino de futebol?

Vencedor da Copa do Brasil, time foi assunto de livro e de podcast

Apoie! Siga-nos no Google News

Há doze anos, o Foz Cataratas celebrava a conquista da Copa do Brasil, marco histórico para o futebol feminino e o esporte da cidade. Em novembro de 2011, o time derrotou o Vitória (PE) por 3 a 0, sagrando-se campeão do único torneio nacional da época. A partida aconteceu em um sábado ensolarado, no no Estádio Pedro Basso, vulgo Flamenguinho.

No Marco Zero, a conversa foi com duas figuras diretamente ligadas ao assunto: Gezi Damasceno e Bruno Zanette. Damasceno foi técnico e desempenhou diversas funções no clube entre 2010 e 2020. Já Zanette escreveu o livro “O Ano em que o Foz Cataratas Conquistou o Brasil”, lançado em 2021.

O Marco Zero é um programa parceria entre o Portal H2FOZ e a Rádio Clube FM. Vai ao ar todos os sábados pela manhã. Dê o play!

Os entrevistados reponderam as seguintes perguntas:

Vamos começar falando daquele elenco. Que constelação, atletas da época disputaram a Copa do Mundo este ano, na França. Quem pode escalar o time completo de 2011 completo pra gente?

Vamos lá, mais um desafio, este para o Bruno: o Foz Cataratas venceu o Vitória por 3 a 0. Quem marcou os gols e qual gol você fará uma narração aqui e agora para os nossos ouvintes?



Brincadeiras à parte, convidamos o Gezi e o Bruno para relembrar o título da Copa do Brasil, mas também para analisar o presente e os desafios do futuro. De campeão brasileiro feminino à inatividade, o que houve com o Foz Cataratas?

Quando o time encerrou suas atividades, qual foi última competição disputada?

Podemos considerar que um fator determinante foi o fato de o clube não ter conseguido acompanhar os investimentos dos clubes mais tradicionais?

Bruno, em 2011 foi atuava como repórter da Rádio CBN Foz, emissora que fazia a cobertura do time. Dessa sua vivência, resultou o livro “O Ano em que o Foz Cataratas Conquistou o Brasil”, lançado em 2021, quando completaram-se dez anos da façanha. Quais são as memórias do jogo do título?

O material também recebeu uma adaptação em formato de podcast. O que podemos encontrar no podcast e como ouvir a produção?

Esse triunfo foi o ápice de um projeto bem-sucedido que, ao longo de mais de uma década, acumulou oito títulos paranaenses, um vice-campeonato da Libertadores da América em 2012.

Sabemos que a pandemia de COVID-19 agravou ainda mais a situação e agora chegou a situação atual, de inatividade. Quais são os desafios para a retomada do futebol feminino profissional na cidade?

LEIA TAMBÉM