
Em jogo que teve de tudo (incluindo tempestade de poeira e chuva torrencial), o Foz do Iguaçu FC bateu o Nacional, na tarde desse domingo (18), no Estádio do ABC.
Leia também:
Foz Futsal bate o Toledense fora de casa na Série Bronze do Paranaense
O duelo, válido pela sexta rodada da Segundona Sanepar (Divisão de Acesso do Paranaense), marcou a estreia do técnico Adriano Souza no banco do Azulão. Claudemir Sturion, o comandante anterior, saiu após a derrota por 1 a 0 para o Paranavaí.
A partida contra o time de Campo Mourão (anteriormente, o Nacional representava Rolândia) teve de tudo um pouco em Foz do Iguaçu.
Logo no começo do jogo, o vento forte levantou poeira, arrancou o símbolo do Nacional do placar manual e assustou os torcedores na arquibancada.
A ventania pode, inclusive, ter colaborado para o primeiro gol do Foz do Iguaçu FC. Aos 13 minutos, Giovane cobrou falta, Dudu Bahia subiu e cabeceou no canto. O goleiro Alexandre se esticou todo e ainda chegou a tocar na bola, que acabou no fundo da rede.
Primeiro tempo alucinante
Aos 19 minutos, o mesmo vento que soprava no sentido contrário pode ter desviado, sutilmente, bola batida por Lucão, que parecia que entraria, mas carimbou a trave. No rebote, Hiago teve a chance de marcar. A zaga do Nacional, porém, cortou e impediu o segundo do time de Foz do Iguaçu.
Já com chuva, os visitantes tiveram um gol anulado por impedimento, aos 30 minutos, após rebatida do goleiro João Souto para o meio da área.
Aos 43, a zaga da equipe de Campo Mourão saiu mal e deu um presente para Lucão, que driblou o goleiro e ampliou a vantagem do Foz do Iguaçu FC.
Quando parecia que o primeiro tempo terminaria com o placar de 2 a 0 para o Azulão, o Nacional diminuiu. Em um dos últimos lances antes do intervalo, Wembley cobrou falta, João Souto largou, e Darlysson encheu o pé para marcar.
Segundo tempo no ABC
Na segunda etapa, o vento e a chuva acalmaram, e até mesmo o Sol deu o ar da graça em Foz do Iguaçu. O Nacional voltou mais agressivo e pressionou pelo empate, mantendo a posse de bola no meio e criando oportunidades.
Aos 35, a torcida presenciou um lance ainda pouco comum no futebol brasileiro. O goleiro João Souto demorou para a reposição da bola, e o árbitro aplicou a regra dos oito segundos, que prevê escanteio para o adversário.
O gol de empate do Nacional saiu aos 38 minutos. Após bola recuperada no círculo central, Lucas Bueno deixou Thiago Nunes e Breno Bora comendo poeira e tocou na saída do goleiro do Foz do Iguaçu FC.
Quando tudo já parecia resolvido e muitos torcedores começavam a deixar o estádio, eis que surge a virada do Azulão. Nos acréscimos, aos 48, Alex Rocha cruzou da direita, e o artilheiro Marcus Uberaba, quase sem ângulo, cabeceou para o gol.

Com a vitória por 3 a 2, o Foz do Iguaçu FC chegou à marca de oito pontos em seis jogos, ocupando a sexta posição. Do Paranavaí, vice-líder com dez unidades, ao Nacional, sétimo colocado com oito, todas as equipes estão separadas por apenas dois pontos.
Tabela do Foz do Iguaçu FC
Na próxima rodada, o Foz do Iguaçu FC enfrentará o Batel, fora de casa. De acordo com a tabela, o duelo está marcado para domingo (25), em Guarapuava. Por outro lado, o jogo seguinte em casa acontecerá apenas na nona e última rodada, dia 8 de junho, contra o Iguaçu.
Conforme o regulamento, os oito primeiros avançarão para o mata-mata das quartas de final, enquanto os dois últimos cairão para a Terceirona. Campeão e vice subirão para a elite do Campeonato Paranaense em 2026.