Uma equipe de quatro cavaleiros, que incluía o empresário e morador de Foz do Iguaçu Haidar Hussein Haidar, conquistou ouro para o Paraná no Campeonato Brasileiro de Amadores. Haidar é o atual líder do ranking paranaense na categoria Amador B (com obstáculos de um metro de altura).
A competição aconteceu no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo, entre os dias 9 e 13 de julho.
“Competir em equipe é muito mais pesado que no individual, porque a cobrança é maior e a carga de consciência aumenta”, considera o empresário.
No total, nove equipes representaram nove estados brasileiros. A paranaense tinha como representantes Haidar, Valmir Evaldo Kuklik (Campo Largo), Claudete Aparecida Plucinski (Curitiba) e Ariadne Baroni (Curitiba).
Cada membro teve desempenho impecável, conseguindo completar os percursos sem faltas, ou seja, sem derrubar nenhum obstáculo. Depois de dois dias de competição, conquistaram o primeiro lugar do pódio na categoria Amador B.

O terceiro dia foi de disputas individuais. Um deslize de Haidar em um dos obstáculos tirou a chance de pódio. Ainda assim, o Paraná também conquistou ouro (categoria Amador A — obstáculos de 1,10m) e prata (categoria Amador — obstáculos de 1,20m) nas provas por equipe.
“Os atletas do Paraná deram um show de garra e espírito esportivo”, comemora o presidente da Federação Paranaense, Valdir Roberto Tonin.
O empresário iguaçuense forma conjunto com a égua Beladona Mystic Rose, que passa o ano em Curitiba, para facilitar a participação nas competições. O vínculo surgiu desde quando o animal era potra.
O instrutor Victor Vaz destaca que Haidar “acreditou no potencial dela, e isso conseguiu colocá-los, em pouco tempo, na prova de um metro, amador, com potencial competitivo entre os melhores do Brasil”.
Esporte x negócios

O libanês, que vive há 23 anos na região da fronteira, trabalha com importação de vestuário e começou a competir em 2023. “Conciliar as competições com o trabalho é um grande desafio, mas preciso alinhar isso muito bem se quiser me manter na liderança no ranking paranaense”, diz.
A paixão pelo hipismo foi tanta que a família comprou uma área e a transformou no Centro Equestre HP Horsinho. Hoje em dia, abriga 20 animais, que recebem o melhor cuidado e estrutura para as competições.
Além disso, oferece aulas de equitação e atendimentos com equoterapia, um método terapêutico que usa o contato com os animais para auxiliar no desenvolvimento de habilidades motoras e biopsicossocial de pessoas com algum tipo de necessidade especial.
Serviço
Centro Equestre HP Horsinho
Rua Mogi Mirim, 345, Lote Grande (a 150m da Avenida República Argentina)
Telefone: (45) 99999-1777
www.horsinho.com.br


