A Federação Internacional de Futebol (FIFA) confirmou, nessa quarta-feira (11), os países que receberão jogos da Copa do Mundo de 2030, que será a primeira a ser disputada em três continentes. Paraguai e Argentina estão incluídos.
Leia também:
Torcida do Atlético-MG passa por Foz do Iguaçu para a final da Libertadores
Durante o congresso da FIFA, o presidente Gianni Infantino ratificou a inédita decisão de realizar o mundial de 2030 em seis países: Espanha e Portugal, na Europa; Marrocos, na África; Argentina, Uruguai e Paraguai, na América do Sul.
A maior parte das atividades acontecerá em Portugal e Espanha. No caso específico das sedes sul-americanas, escolhidas em alusão aos cem anos da Copa do Mundo de 1930 (organizada pelo Uruguai), haverá apenas um jogo por país.
A partida inaugural será no Estádio Centenário, em Montevidéu, palco da primeira disputa da história. O Estádio Más Monumental, do River Plate, em Buenos Aires, receberá o único jogo em solo argentino. Já o duelo marcado para o Paraguai ocorrerá em Assunção.
O estádio paraguaio a ser usado na Copa do Mundo está sendo construído pelo Olímpia, um dos clubes de maior tradição no país. A arena terá capacidade para 46 mil espectadores e homenageará, em seu nome, o dirigente esportivo Osvaldo Dominguez Dibb.
Assunção fica a 320 quilômetros de Foz do Iguaçu, o que facilitará o acesso dos iguaçuenses a um jogo da competição. Mesmo no mundial disputado no Brasil, em 2014, o estádio mais próximo ficava em Curitiba, distante mais de 600 quilômetros.
Un lugar histórico, una obra para la eternidad.
— Club Olimpia (@elClubOlimpia) December 11, 2024
Estadio ueno OSVALDO DOMINGUEZ DIBB, Sede Oficial de la FIFA WORLD CUP 2030.
⚪️⚫️⚪️#EstadioUenoOsvaldoDomínguezDibb 🏟 pic.twitter.com/raNawu0YtF
Argentina, Paraguai e Uruguai
Segundo a FIFA, as partidas na América do Sul serão jogadas uma semana antes da abertura oficial na Europa e valerão para a primeira fase da Copa do Mundo. A tabela vai ser definida com base nas seleções classificadas.
Inicialmente, Argentina e Uruguai chegaram a cogitar candidatura conjunta para o “Mundial do Centenário”. O Paraguai foi o terceiro país a integrar a iniciativa, que teve o Chile como quarto país interessado.
A proposta final apresentada por Espanha, Portugal e Marrocos, contudo, foi mais bem-avaliada nos critérios técnicos exigidos pela FIFA. Os três jogos na América do Sul serão, portanto, uma espécie de “prêmio de consolação”.
Comentários estão fechados.