Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Discriminação? Visita ao estádio do Palmeiras gera polêmica no Paraguai

Esporte

Confira a repercussão

Discriminação? Visita ao estádio do Palmeiras gera polêmica no Paraguai

Estudantes e professores de um colégio do Paraguai disseram que tiveram de virar a camisa do avesso para visitar o Allianz Parque.

2 min de leitura
Discriminação? Visita ao estádio do Palmeiras gera polêmica no Paraguai
Canais de televisão do Paraguai deram amplo destaque ao assunto. Imagem: Reprodução/La Tele

Meses após denunciar racismo contra um atleta do clube no Paraguai, o Palmeiras voltou a estar no centro de uma polêmica na imprensa do país vizinho.

Leia também:
Foz do Iguaçu FC conclui transição para SAF e agradece Arif Osman

Publicidade

O caso estourou na terça-feira (7), quando fontes como o jornal La Nación repercutiram críticas contra a equipe alviverde, surgidas nas redes sociais.

Publicidade

De acordo com o La Nación, estudantes do Centro de Capacitação Técnica de Fernando de La Mora tiveram problemas ao visitar o Allianz Parque, em São Paulo.


Quando chegou ao estádio, o grupo da escola técnica usava camisetas da seleção do Paraguai. Uma vez na área interna, contudo, alunos e professores receberam a informação de que teriam de virar as camisetas do avesso ou tirá-las para fazer a visita.

Publicidade

“Não quero nem imaginar o que os estudantes de 16 e 17 anos passaram, porque estavam muito entusiasmados com a visita”, relatou a diretora Rossana Servín.

“Acatamos porque já tínhamos programado a visita e todos queriam comprar alguma lembrança para levar aos familiares. Nos vídeos e fotos, dá para ver perfeitamente que usamos a camiseta da seleção do Paraguai do avesso”, complementou.

Publicidade

Já o jornal Última Hora publicou manchete bastante crítica. “Palmeiras, que denunciou xenofobia, obrigou visitantes a esconderem suas camisetas do Paraguai”, noticiou o jornal, em sua edição eletrônica.

Resposta do Palmeiras

Nesta quinta-feira (9), veículos de comunicação do Paraguai difundiram nota emitida pelo porta-voz do Palmeiras, Rafael Scarelli, negando discriminação contra os estudantes.

De acordo com Scarelli, há uma norma interna proibindo que visitantes usem camisas de outras equipes nas visitas ao estádio. “Amigos paraguaios, não se trata de nada contra o seu país, mas de uma regra das visitas guiadas”, afirmou.

O clube argumenta razões de segurança para vetar a entrada de pessoas com camisetas ou acessórios de outros clubes do Brasil ou do exterior. Para muitos internautas do Paraguai, entretanto, não há justificativa plausível para o veto a camisetas de seleções.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário