A Mostra Itinerante Encontros de Ori foi composta por exibições itinerantes, passando por festivais locais e chegando em espaços universitários e colégios públicos. Essas exibições somam-se a mostras focais realizadas no espaço do Ilê Baru e outras atividades, contando com oficinas de formação, mesa de debates, exibição de filme e visita guiada ao espaço tradicional.
Mais do que uma agenda, o Encontros de Ori se apresenta como um chamado: olhar para trás, para dentro e para o lado, reconhecendo na arte dos povos tradicionais a força de uma memória que segue viva, pulsante e que é transformadora. Instigando pensar um cinema que não se limita à tela, mas que se abre ao corpo, à escuta e à coletividade.
Propondo uma imersão em temas essenciais para quem se dedica a pensar as dinâmicas culturais, sociais e políticas em contextos diversos. Na mostra, são abordadas questões como memória, identidade e resistência cultural, os caminhos das epistemologias indígenas, afrodiaspóricas e tradicionais, as vivências em territórios de fronteira e a circulação de saberes, além da representação e autoria no campo do audiovisual enquanto ferramenta de construção e transformação social. Trata-se de uma oportunidade única de aproximação entre diferentes formas de conhecimento, promovendo o encontro entre experiências acadêmicas, artísticas e comunitárias.
Serviço
- Data: 22 de outubro de 2025
- Local: Sesc Foz do Iguaçu
- Endereço: Av. Tancredo Neves, 222 – Vila A
- Horário: 18h30 às 21h
- Gratuito
- Mais informações: (45) 3576-1300