H2FOZ
Início » FAEP » Concurso Agrinho 2026 registra mais de 6,3 mil trabalhos inscritos

FAEP

Concurso Agrinho 2026 registra mais de 6,3 mil trabalhos inscritos

Resultados serão divulgados ao longo de setembro, no site do Sistema FAEP. Evento de premiação está marcado para 9 de novembro
Concurso Agrinho 2026 registra mais de 6,3 mil trabalhos inscritos
Criado em 1995, o Agrinho se consolidou como uma importante iniciativa paranaense voltada à formação de cidadãos conscientes e comprometidos - Foto: Faep | Divulgação

A 31ª edição do Concurso Agrinho registrou 6.376 trabalhos inscritos nas 24 categorias. A maior participação envolve ‘Redação 5º ano’, com 759 inscrições, seguida por ‘Desenho 1º ano’, com 745. Neste ano, o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP tem como tema “Agro forte, futuro sustentável”, fazendo com que os trabalhos participantes tratem do equilíbrio entre produção rural e preservação do meio ambiente. O evento de premiação está marcado para o dia 9 de novembro, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

“O número expressivo de inscritos comprova o engajamento contínuo da comunidade escolar com o Agrinho. Neste ano, convidamos alunos e professores a refletirem sobre a importância de produzir com responsabilidade, preservando os nossos recursos naturais. Cada trabalho entregue representa um passo importante na formação de gerações preparadas para os desafios do futuro”, afirma o presidente do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

A forma de avaliação dos trabalhos varia de acordo com cada categoria. Para as categorias de desenho, por exemplo, a comissão julgadora organizada pelo Sistema FAEP observa a conformidade ao tema, criatividade, originalidade (o desenho não por ser cópia), impacto visual (como ocupação da folha e cores), além da apresentação.

Nas categorias de redação, também são avaliadas conformidade ao tema, criatividade, originalidade e apresentação. Além desses critérios, são observadas a clareza e a estrutura textual (a redação deve ter apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho).

Já na categoria Robótica, realizada em parceria com a Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR), a avaliação final dos trabalhos será feita por banca avaliadora composta por um representante do Sistema FAEP, um da Seed-PR e um convidado externo. O grupo observa critérios como apresentação do projeto, organização, criatividade/inovação, relevância/impacto e complexidade.

O regulamento completo de cada categoria, incluindo etapas e critérios de avaliação, está disponível no site do Sistema FAEP (https://www.sistemafaep.org.br/agrinho/).

As avaliações estão em fase final. Os resultados serão divulgados ao longo de setembro, também no site do Sistema FAEP.

Histórico

Criado em 1995, o Agrinho se consolidou como uma importante iniciativa paranaense voltada à formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o desenvolvimento sustentável. O programa está presente nos 399 municípios do Paraná, mobilizando, a cada edição, mais de 80 mil professores e um milhão de estudantes da educação infantil, ensino fundamental e médio, tanto de instituições de ensino públicas quanto privadas.

Confira as inscrições por categoria

Experiência Pedagógica: 448
Escola Agrinho: 75
Município Agrinho: 11
Desenho APAE: 369
Desenho 1º ano: 745
Redação 2º ano: 658
Redação 3º ano: 699
Redação 4º ano: 683
Redação 5º ano: 759
Redação 6º ano: 26
Redação 7º ano: 25
Redação 8º ano: 22
Redação 9º ano: 24
Redação Paraná 6º ano: 192
Redação Paraná 7º ano: 192
Redação Paraná 8º ano: 192
Redação Paraná 9º ano: 192
Redação Paraná 1ª série: 192
Redação Paraná 2ª série: 192
Redação Paraná 3ª série: 192
Agrorobótica: 48
Robótica: 127
Programação: 257
Relatório de pesquisa: 56

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    [cf7sr-recaptcha]

    Você lê o H2 diariamente?
    A partir de R$5,00 por mês. Cancele quando quiser.
    Faep Federação da Agricultura do Estado do Paraná

    Faep Federação da Agricultura do Estado do Paraná

    Este conteúdo é de responsabilidade do Sistema FAEP, composto pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (SENAR-PR) e pelos sindicatos rurais.

    Deixe um comentário