Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Apagão deixa lado argentino da fronteira sem eletricidade nesta terça (18)

Argentina

Apagão deixa lado argentino da fronteira sem eletricidade nesta terça (18)

Falha ocorreu por volta das 7h20, na Subestação de San Isidro; falta de energia atingiu também a cidade de Puerto Iguazú.

2 min de leitura
Apagão deixa lado argentino da fronteira sem eletricidade nesta terça (18)
Subestação de San Isidro fica nos arredores da capital da província de Misiones, Posadas. Imagem: Google Street View
Publicidade

Os moradores da província fronteiriça de Misiones foram surpreendidos, na manhã desta terça-feira (18), com um apagão que atingiu 100% dos municípios. De acordo com a estatal Energía de Misiones S.A. (EMSA), o problema foi gerado por uma falha em um equipamento da empresa Transener, na Subestação de San Isidro.

Leia também:
Furto de cabos deixa hotéis sem internet em Puerto Iguazú

Publicidade

A queda generalizada no fornecimento de energia ocorreu por volta das 7h20, interrompendo o funcionamento das linhas que transportam eletricidade entre as províncias de Corrientes e Misiones. Às 9h, o serviço foi restabelecido na capital Posadas e cidades do entorno. Na fronteiriça Puerto Iguazú, a normalização ocorreu às 9h40.

“Informamos que a falha no sistema de 500 kV de Litsa (Transener) ocorreu no reator neutro da Subestação San Isidro, equipamento vinculado aos transformadores de 500 kV”, confirmou a EMSA em nota distribuída à imprensa. “Embora seja uma causa externa à empresa, assumimos a responsabilidade e pedimos desculpas pelos transtornos.”

No momento da publicação desta notícia, o jornal El Territorio informava que o serviço já tinha sido restaurado em praticamente todas as localidades da província, restando apenas situações pontuais em municípios das áreas Centro e Sul.

Publicidade
Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.