Argentina cria Brigada de Inteligência Criminal de Fronteira

Destacamento especial da Polícia de Misiones tem como objetivo combater o crime organizado e o delito transnacional.

Apoie! Siga-nos no Google News

Anunciada na semana passada, durante encontro entre forças policiais de Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, a criação da Brigada de Inteligência Criminal de Fronteira, da província argentina de Misiones, foi formalizada nessa segunda-feira (11).

Leia também:
Paraguai apreende meia tonelada de maconha no lago de Itaipu

O destacamento, subordinado à Polícia de Misiones, tem como objetivo combater o crime organizado e o delito transnacional na província que faz fronteira com o Brasil e o Paraguai e é usada como rota de passagem por traficantes e contrabandistas.

Agentes reforçarão o trabalho de cooperação com os órgãos policiais do Brasil e do Paraguai. Foto: Gentileza/Polícia de Misiones
Agentes reforçarão o trabalho de cooperação com os órgãos policiais do Brasil e do Paraguai. Foto: Gentileza/Polícia de Misiones

A princípio, oito unidades serão instaladas, uma delas na cidade de Puerto Iguazú. Pelo menos outras duas localidades fronteiriças com o Brasil, Bernardo de Irigoyen e San Pedro, também deverão receber agentes do grupo.

“Temos uma ampla fronteira para cobrir. As forças federais, muitas vezes, não dão conta de controlar essa área”, explicou o ministro de Governo da província de Misiones, Marcelo Pérez, durante a apresentação oficial da iniciativa.

“Nos dedicaremos a reunir a maior quantidade de informações para obter uma base de dados, em conjunto com os países vizinhos, e realizar procedimentos e operações de prevenção à delinquência na província”, complementou.

Estudos recentes mostram o avanço de facções criminosas do Sul do Brasil nas rotas utilizadas para escoar, via Misiones, entorpecentes e armamentos adquiridos no Paraguai. O avanço da criminalidade nas áreas fronteiriças é uma das principais preocupações do governo de Misiones no campo da segurança pública.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.