Rádio Clube
H2FOZ
Início » Fronteira » Lado argentino das Cataratas terá centro de pesquisa subtropical

Argentina

Lado argentino das Cataratas terá centro de pesquisa subtropical

Construção do Centro Interinstitucional de Investigações Subtropicais (CIIS) será financiada pelo governo federal argentino.

2 min de leitura
Lado argentino das Cataratas terá centro de pesquisa subtropical
Prédio do antigo Hotel das Cataratas, lado argentino da fronteira. Foto: Albasmalko/Wikimedia Commons

Patrimônio natural da humanidade, o Parque Nacional Iguazú, no lado argentino das Cataratas do Iguaçu, receberá a instalação de um centro de pesquisas subtropicais, para o desenvolvimento de trabalhos sobre a fauna e a flora da região.

Leia também:
Guia mostra anfíbios e répteis do Refúgio Bela Vista em Foz do Iguaçu

Publicidade

A construção do Centro Interinstitucional de Investigações Subtropicais (CIIS), financiado pelo governo federal argentino, será apresentada na tarde desta quarta-feira (13), com entrevista coletiva no prédio do antigo Hotel das Cataratas.

Para o evento, é aguardada a presença do ministro da Ciência e Tecnologia da Argentina, Daniel Filmus; da reitora da Universidade Nacional de Misiones (UNaM), Alicia Bohren; e do diretor de Conservação da Associação de Parques Nacionais (APN), Pablo Berrozpe.

O investimento na obra, que abrigará pesquisadores da UNaM, da APN, do Instituto de Biologia Subtropical (IBS) e do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Conicet), será de P$ 1,3 bilhão (cerca de R$ 10 milhões na cotação da fronteira).

A província de Misiones é a área com maior biodiversidade no território argentino, tendo o Parque Nacional Iguazú como parte central dos esforços de conservação. Após a entrevista coletiva, haverá visita técnica às futuras instalações do CIIS.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.