Turistas no lado argentino das Cataratas da Iguaçu. Imagem: Iguazú Argentina / Divulgação.

Argentina prepara plano piloto para reabertura da Ponte Tancredo Neves

Diz a sabedoria popular que “onde há fumaça, geralmente, há fogo”. Após admitir, pela primeira vez, que a reabertura das fronteiras com Brasil e Paraguai pode começar pela Ponte Tancredo Neves, o governador da província de Misiones, Oscar Herrera Ahuad, deu novas declarações sobre o tema nessa terça-feira (10).

Ao jornal La Nación, Ahuad disse que “no final de setembro poderá ser feito um teste piloto, para pensar em uma reabertura [da ponte] com protocolos sanitários, em outubro”. No próximo sábado (14), o governador receberá, em Puerto Iguazú, o presidente Alberto Fernández, tendo a retomada do turismo como assunto central da agenda.

O novo cenário tem como base a Decisão Administrativa nº 793/2021, publicada pelo governo federal argentino no último fim de semana, mantendo o fechamento das fronteiras terrestres até 1º de outubro, mas abrindo a possibilidade de que os governos provinciais peçam a habilitação de “corredores fronteiriços”.

A respeito, Ahuad argumentou que as prioridades de Misiones são agilizar a vacinação contra a covid-19 e atender à demanda de consultas, exames e cirurgias represados ao longo da pandemia, porém avaliou que a retomada da circulação fronteiriça com o Brasil, começando por Puerto Iguazú, pode ser o primeiro passo para a reativação do turismo (clique aqui para ler a matéria publicada pelo H2FOZ).

Já em relação às possíveis exigências do protocolo a ser criado até o final de setembro, o governador citou pontos como restrições nos horários de travessia, apresentação de teste RT-PCR negativo feito no máximo 48 horas antes da chegada e que o viajante ou morador fronteiriço tenha recebido pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19.

A ligação entre Puerto Iguazú e Foz do Iguaçu é a fronteira terrestre mais movimentada da Argentina. O fechamento ocorreu em março do ano passado, como parte das medidas de contenção ao novo coronavírus. Desde então, apenas o transporte de cargas segue permitido, além de situações pontuais como emergências de caráter humanitário.

Alberto Fernández

No sábado (14), o presidente argentino, Alberto Fernández, cumprirá agenda em Puerto Iguazú para o lançamento do programa Previaje 2022 (“Pré-viagem 2022”, em tradução livre), que visa a dar o pontapé inicial para a temporada turística no país. O ministro do Turismo, Matías Lammens, será um dos integrantes da comitiva.

O objetivo do programa é incentivar que os argentinos façam a compra antecipada de pacotes, passagens e diárias, com descontos e facilidades para reembolso em caso de cancelamento da viagem. A cidade fronteiriça está entre os destinos mais procurados nos portais de reservas de hospedagens e serviços turísticos no país.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ. OUÇA AGORA

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ tem 121 posts e contando. Ver todos os posts de Guilherme Wojciechowski - H2FOZ