Argentina vai parar nesta quarta-feira (18) com o Dia do Censo

Censo teve início em março, com disponibilização de formulário digital. Imagem: Divulgação / Indec
Siga a gente no

Governo decretou feriado para que as pessoas fiquem em casa; Parque Nacional Iguazú não abrirá ao público.

Quem for à Argentina nesta quarta-feira (18) deve encontrar ruas vazias, com cara de domingo. Para que os cidadãos participem do Censo 2022, o governo decretou feriado em todo o país. Atrativos turísticos, como o Parque Nacional Iguazú, estarão fechados, bem como estabelecimentos e serviços não essenciais.

De acordo com o Decreto nº 42/2022, assinado pelo presidente Alberto Fernández, atividades como competições esportivas, espetáculos teatrais, sessões de cinemas e reuniões públicas estarão proibidas da meia-noite às 20h. O transporte público terá tabela de feriado, e apenas serviços essenciais estarão autorizados a funcionar.

A aplicação do Censo Nacional Argentino (que deveria ter ocorrido em 2020, mas foi adiado em razão da pandemia) começou em março, com a opção de preenchimento de um formulário eletrônico. A etapa presencial desta quarta é voltada a todos que não puderam, não conseguiram, ficaram com dúvidas ou não quiseram aderir ao modelo digital.

“Qualquer morador da casa, maior de 14 anos, pode completar o Censo informando seu DNI (o RG argentino) e os dados das pessoas que vivem no imóvel”, informa o Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec), em sua página na internet.

Quem não participar do censo estará sujeito ao pagamento de multa, cujos valores variam de P$ 1.076,39 (cerca de R$ 45, na cotação oficial) a P$ 106.799,35 (R$ 4,5 mil). O endereço oficial é o https://www.censo.gob.ar. A estimativa populacional da Argentina é de 45,4 milhões de habitantes, equivalente ao estado de São Paulo.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

-->